Celebração e conscientização no mês de luta das mulheres

O mês de março tem a simbologia de representar as lutas históricas das mulheres ao redor do mundo por liberdade, igualdade e justiça.

O ato de celebrar é algo que marca a existência humana. Celebrar é uma forma de cultivar a memória sobre as alegrias e tristezas que nos fazem seres humanos. Alegrias das conquistas, da solidariedade, de nossos sonhos e esperanças se tornando realidade. Tristezas em relação às perdas, às injustiças, às humilhações, às violências, e tudo que nos causa muito sofrimento e precisa ser relembrado e superado pelas nossas lutas.

A origem do mês de luta das mulheres nos remete a esses dois tipos de memória. A celebração remonta à dura luta travada por trabalhadoras por melhores condições de trabalho desde o século XIX. Repressão policial contra as mobilizações e condições de trabalho degradantes marcam essas lutas e reivindicações. Um acontecimento emblemático nesse sentido foi o incêndio em uma fábrica de Nova Iorque em março de 1911, que matou 123 trabalhadoras e 23 trabalhadores. Por outro lado, a definição de uma data para a celebração remonta à força da organização internacional das mulheres no início do século XX, com destaque para lideranças como a revolucionária alemã Clara Zetkin.

O estudo da luta das mulheres nos leva longe. Historiadoras como a italiana Silvia Federici nos mostram como durante a Idade Média houve um forte movimento de perseguição e assassinato de mulheres que lutavam pelo uso comum da terra. Essas mulheres “sábias” detinham também um vasto conhecimento milenar sobre métodos contraceptivos. Esse movimento, liderado pelo clero, grandes comerciantes e senhores feudais, ficou conhecido como o movimento de “caça às bruxas” e tinha como objetivo destruir o status das mulheres, retirá-las do espaço público e enclausurá-las na esfera doméstica sob o domínio do patriarca. A “caça às bruxas” foi o primeiro movimento na Europa voltado para a domesticação da mulher. Conhecer essa história é fundamental para entendermos os desafios que estão colocados hoje.

Em nossa sociedade, a mulher tem assumido o trabalho mais valioso. Pessoas idosas, doentes, crianças, são em geral sujeitos que recebem o cuidado feminino nos ambientes domésticos. Infelizmente vivemos em um mundo no qual o dinheiro vale mais que as pessoas e, por isso, o trabalho doméstico de cuidado não é reconhecido e valorizado.

Além de assumirem a maior parte dos trabalhos dentro de casa, dedicando praticamente o dobro de horas do que as dedicadas pelos homens (PNAD 2016), as mulheres assumem majoritariamente trabalhos fora de casa associados à:

* reprodução, como os ligados à limpeza e alimentação (sendo 92% das pessoas ocupadas em serviços domésticos remunerados – IPEA 2019);

* cuidados de saúde (tendo 85% de presença nas equipes de enfermagem – FIOCRUZ/COFEN 2013) e;

* formação humana (representando mais de 80% entre docentes de educação básica no Brasil – INEP 2017).

Precisamos nos perguntar: por que os homens não assumem mais tarefas ligadas à reprodução, aos cuidados com a saúde e à formação? Não podemos responder essa pergunta perdendo de vista que as mulheres são sub-representadas em funções de chefia (sobretudo nos cargos mais altos de grandes empresas), em cargos políticos eletivos (menos de 15% no Congresso Nacional) e recebem em média 20% a menos do que os homens (PNAD 2019).

Isso tudo revela que o que existe não são simples diferenças entre homens e mulheres, mas um quadro de profunda desigualdade. A inferiorização das mulheres através de baixos salários, sobrecarga de trabalho e falta de reconhecimento só é mantida à base de muito preconceito e violência.

Nos últimos anos, medidas como a restrição de investimentos sociais (2016), Reforma Trabalhista (2017) e a Reforma da Previdência (2019) atacam todo o povo brasileiro, sendo violências estatais cujas consequências são sentidas principalmente pelas mulheres.

Essas violências institucionais se articulam com as violências do dia a dia. São inúmeras as mulheres que já tiveram sua capacidade subestimada ou rebaixada nos postos de trabalho que ocupam. Há aqueles que ainda repetem e acreditam em afirmações vergonhosas como “lugar de mulher é só cuidando de casa”. E, infelizmente, ainda são comuns desde violências “sutis” (não para quem as sofre) a crimes horríveis cometidos por homens que “não suportam” ter seu orgulho ou seus sentimentos feridos por decisões de mulheres sobre suas próprias vidas e seus corpos.

O mês de março tem a simbologia de representar as lutas históricas das mulheres ao redor do mundo por liberdade, igualdade e justiça. Vencer essas lutas caminha junto com a construção de um mundo sem exploração e opressão.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão