Tragédia e farsa não são inevitáveis

Nosso projeto é o PSOL independente. Milhares de militantes do PSOL se organizam para evitar que não seja inevitável que a história se repita como farsa.

Roberto Robaina 19 abr 2021, 23:41

Hegel chegou a dizer que todos os grandes processos e personagens históricos ocorrem duas vezes. Marx ironicamente resolveu acrescentar que a primeira seria como tragédia e a segunda como farsa. O pensador e revolucionário alemão se referia, no caso, a Napoleão e a seu sobrinho. Vendo as movimentações de Guilherme Boulos, líder emergente que aderiu ao PSOL em 2018, não pude deixar de lembrar disso.

Primeiro, declarou-se pré-candidato a governador de São Paulo e cobrou, numa entrevista à Folha de S. Paulo, que as alianças deveriam ser de mão dupla. Quis dizer com isso que, com o PSOL apoiando Lula para presidente, seria o caso do PT apoiá-lo para governador. Não achei nada pedagógico.

As escolhas eleitorais devem responder às necessidades da luta e da construção programática, sem colocar acima nomes e carreiras. E, na eleição do ano que vem, duas questões devem estar postas na agenda: a necessidade de derrotar Bolsonaro, caso ele não caia antes, o que, além de tudo, é uma necessidade de saúde pública. É possível dizer que a derrota de Bolsonaro é a prioridade número 1, 2 e 3. A partir daí se deve buscar expressar uma posição anticapitalista independente. A garantia de uma eleição em dois turnos pode compatibilizar estes objetivos. Estes são os debates profundos. A apresentação da política de alianças como um jogo de trocas é o pior que pode ocorrer.

Mas o segundo episódio foi mais marcante. O que me lembrou mais ainda a farsa que pode significar a repetição dos movimentos de Lula, no período em que o ex-presidente e líder do PT resolveu se aproximar dos políticos capitalistas e corruptos – boa parte deles depois apoiadores de Temer, do impeachment de Dilma e apoiadores de Bolsonaro – foi a movimentação de Boulos reunindo com o presidente dos Republicanos (o partido da Universal) para discutir pontos em comum ou diálogos não se sabe bem para quê.

Vamos aguardar a explicação de Boulos acerca desta reunião. O fato dos Republicanos serem hoje da base de Bolsonaro é apenas um dos motivos pelos quais tais movimentações não têm nada a ver com a política do PSOL. Como fundador e parte da direção nacional do partido, não posso deixar de esclarecer que tal movimentação não foi feita em nosso nome. Nosso projeto é o PSOL independente. Assim como nada deve parecer natural nem impossível de mudar, milhares de militantes do PSOL se organizam para evitar que não seja inevitável que a história se repita como farsa.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão