O PSOL e as eleições para governador de SP em 2022

O PSOL e as eleições para governador de SP em 2022

Não é parte da tradição do PSOL a definição de sua política a partir de cálculos e de negociações eleitorais de cúpula.

Secretariado Estadual do MES 15 jun 2021, 19:41

O ex-candidato a prefeito pelo PSOL com um ótimo resultado em 2020, Guilherme Boulos, apresentou-se como pré-candidato a governador de São Paulo em 2022. Tal anúncio foi levado a cabo sem um debate nas instâncias partidárias e por meio de uma entrevista em que, abertamente, se atrelava a ideia de Boulos governador, com apoio do PT e de uma frente de esquerda, em compensação a Lula presidente, com apoio do PSOL.

Agora, nesta terça-feira (15), a Folha de S.Paulo noticiou que o PT deseja demover Boulos dessa candidatura, estimulando-o a que se lance a deputado em 2022, em troca de em 2024 contar com o apoio do PT à prefeitura. Nas redes sociais, Boulos e seus apoiadores saíram em defesa do seu nome (e não de Haddad, pré-candidato do PT) para governador.

Não é parte da tradição do PSOL a definição de sua política a partir de cálculos e de negociações eleitorais de cúpula, desatreladas do programa e da independência de classe do nosso partido. Por isso, desde sua fundação, o PSOL é reconhecido por ter como regra candidaturas próprias aos cargos majoritários, a começar pela presidência da república.

Para 2022, os debates se tornam mais complexos pela absoluta prioridade de se derrotar o bolsonarismo nacionalmente e, também nos estados, onde possível, impedir a reprodução da extrema-direita ou da direita liberal, como representada por Doria. A partir disso se desdobram discussões sobre a unidade da esquerda.

O principal risco colocado ao PSOL atualmente é o de igualar esta discussão a uma dissolução do partido sob a direção de Lula e do PT, que já deram mostras de governar em benefício da burguesia e não apontam qualquer direcionamento diferente para 2022. Com a alta probabilidade de Lula estar no segundo turno e, sendo contra Bolsonaro, receber nosso apoio, assim como qualquer outro que enfrente o fascismo, o PSOL tem por obrigação manter erguida a bandeira de seu programa anticapitalista e independente. Por essa razão, apoiamos a pré-candidatura de Glauber Braga à presidência.

Sob esse viés devemos olhar a situação nos estados. Começando por identificar que, em nome de seu projeto nacional, a movimentação de Lula e do PT é para ao mesmo tempo controlar como esvaziar o PSOL, impedindo uma alternativa à esquerda de si, enquanto segue compondo com a direita tradicional. Assim, foi Lula quem endereçou a migração de Freixo ao PSB para afiançar apoio a ele ao governo do estado, e em São Paulo, mesmo possuindo estreita amizade com Boulos, reluta a dar aval imediato a seu nome. O fato contraditório é que, dentro do PSOL, Boulos é justamente o representante principal da política de alinhamento do PT, já tendo deixado claro, antes mesmo do partido, sua orientação de apoiar a candidatura presidencial de Lula.

Entretanto, a afirmação do PSOL e de candidaturas próprias do partido não deve estar atrelada às barganhas com o petismo ou qualquer setor do establishment, mas sim conectadas com nossa militância e com o nosso programa, que aponta para transformações econômicas e sociais profundas, e não para a administração pura e simples do Estado.

Encabeçada por quem estiver à altura da tarefa de defender nossas bandeiras, nosso programa e nossa estratégia, o PSOL deve ter candidatura própria ao governo do estado em 2022, e candidatura própria à presidência da república.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão