Equador: os motivos do lobo

Equador: os motivos do lobo

A disputa política e a declaração de Estado de Exceção.

Fernando López Romero 29 out 2021, 17:30

Com a declaração do Estado de exceção na segunda-feira 17 de outubro, o governo de Guillermo Lasso deu um passo para recuperar a iniciativa e sua popularidade e encurtou os tempos para enfrentar a crise política que o Equador vem passando desde o final do governo de Rafael Correa. Lasso quer recuperar a iniciativa política em um cenário no qual ele estava sendo colocado na defensiva e a alta aceitação que teve até agosto, 74%, foi consideravelmente reduzida após a lua de mel de sua vitória eleitoral e o sucesso da campanha de vacinação. Em cinco meses, o governo Lasso não conseguiu transformar o apoio eleitoral em uma base social que apoie suas políticas neoliberais.

O Estado de Exceção, para combater a criminalidade e especialmente o tráfico de drogas, é outro episódio de confronto entre Lasso e seus oponentes, que começou com o apoio de Lasso a Pachakutic na eleição das autoridades da Assembleia Nacional que significou a ruptura da aliança com o PSC, e continuou com ele enviando o projeto de lei de reforma tributária e trabalhista, rejeitado por amplos setores sociais por violar direitos adquiridos, que foi devolvido pela Assembleia ao Executivo. Depois veio a denúncia da Lasso como um evasor fiscal nos Pandora Papers.  A popularidade do governo começou a cair rapidamente menos de cinco meses após assumir. As respostas foram uma campanha governamental contra a legitimidade da Assembleia Nacional, orquestrada pela grande mídia, seguida pela alegação de que havia uma conspiração em andamento, liderada pelo socialista cristão Nebot, Rafael Correa e Leonidas Iza, líder da CONAIE. A declaração do estado de exceção em nome do combate ao tráfico de drogas e ao crime comum faz parte desta estratégia, que também procura encobrir o escândalo Pandora’s Papers e recuperar o apoio social perdido. A declaração de estado de exceção também procura comprometer as forças armadas com o projeto neoliberal e preparar as condições para o cenário de confronto social e político que se aproxima no futuro imediato, especialmente com os setores sociais organizados e a oposição política. A grande mídia mais uma vez orquestrou o apoio ao Estado de exceção, que nos primeiros dias foi visto com simpatia por importantes setores da população.

A militarização dos espaços públicos é uma demonstração da vontade de exercer a violência; é uma grande operação de guerra psicológica contra a população. Seus efeitos reais serão vistos a curto prazo. Levar os militares para as ruas para combater o crime, funções para as quais eles não estão preparados, irá na verdade gerar confrontos violentos e abusos.  Lasso também anunciou que a polícia receberá apoio jurídico através de advogados pagos pelo governo para que possa cumprir suas obrigações, o que significa o anúncio de um regime de impunidade. Para onde irão os prisioneiros quando as prisões estiverem em plena crise devido à guerra entre os cartéis de drogas para controlá-las e superlotadas, especialmente após as reformas legais aprovadas em 2015 pelos Correistas e Cristãos Sociais? Estão sendo criadas as condições para um aumento das execuções extrajudiciais?

Em meio a esses ataques, ele enviou novamente, agora em partes, seu projeto de reforma à Assembleia Nacional e manteve um diálogo com Pachakutic, após o qual ele anunciou o congelamento dos preços dos combustíveis. 

O GOVERNO DO ENCONTRO

O governo de Guillermo Lasso tem uma enorme fraqueza em sua origem: nasceu de um sistema político profundamente deslegitimado e corrupto, concebido para permitir que as maiores minorias governassem e não as maiorias, e foi imposto em uma eleição marcada por suspeitas e alegações de fraude eleitoral.  

Guillermo Lasso venceu no segundo turno porque a candidatura ao Progressismo recebeu nas urnas a conta que amplos setores da sociedade, votando contra Arauz ou votando nulo e sem efeito, passou para os governos de Rafael Correa e Lenin Moreno. O apoio do Partido Social Cristão de Jaime Nebot, a força mais bem organizada da direita política, foi decisivo para a vitória de Lasso no final.

A chamada Revolução Cidadã não realizou as grandes mudanças anunciadas, produziu uma modernização capitalista frustrada que no final reforçou as condições de dependência e aprofundou o caráter extrativista primário da economia equatoriana, e não fortaleceram os setores da economia que suportam o maior peso da reprodução social e que poderiam reduzir essas desigualdades, gerar poupança nacional e melhorar a oferta de emprego. Além de suas declarações, a Revolução Cidadã não apoiou os pequenos e médios proprietários de terras urbanas ou as economias camponesas e comunitárias. A pandemia, por sua vez, revelou a enorme fragilidade de um sistema de saúde pública desmantelado, no qual operam poderosas máfias.

Guillermo Lasso possui um dos maiores bancos do Equador e outro do Panamá, um paraíso fiscal. Ele representa os setores mais reacionários da sociedade, e responde principalmente aos interesses do capital financeiro. Ele tem o apoio de organizações multilaterais, mantém um relacionamento próximo e atua em sincronia com governantes como Piñera, que também aparece nos jornais Pandora, Iván Duque e Jair Bolsonaro. Eles estão abertamente em sintonia com a extrema direita espanhola do Vox.  Eles apoiam Lasso, assim como apoiaram Lenin Moreno, a grande mídia que reproduz, desenvolve e defende as propostas e discursos do governo, e neste momento, a liderança das Forças Armadas e da Polícia Nacional. Quem pode se surpreender então que Lasso pense e aja como o que ele é, um banqueiro? pode-se esperar algo diferente?

UMA CRISE ABRANGENTE

A grave crise política, social e econômica que o Equador está atravessando tem dois tipos de causas: estrutural: a concentração da propriedade e da riqueza e o crescimento de todas as desigualdades; e de natureza conjuntural como a crise sanitária, uma crise fiscal e o enorme peso da dívida interna e externa sobre o Estado e a sociedade.  

A resposta à crise tem sido a mobilização dos mais diversos setores sociais contra os governos no poder, que nos primeiros anos do governo Correa foi contida através da criminalização das lutas sociais e da cooptação de líderes sociais e suas organizações. Desde 2014, o Equador vem experimentando uma crescente mobilização social, que atingiu seu auge em 19 de outubro, que foi mantida, embora muito reduzida, mesmo em meio à pandemia, e que se expressou novamente desde os primeiros dias do governo Lasso.  Agricultores da costa, produtores de milho e arroz, se mobilizaram para exigir que a Lasso cumpra sua promessa de aumentar os preços de seus produtos; professores entraram em greve de fome em defesa das reformas da lei de educação, sindicalistas contra a flexibilização do trabalho, e agricultores indígenas e camponeses expressaram sua rejeição à mineração em larga escala e ao aumento dos preços dos combustíveis. Enquanto isso, a Lasso colocou um exército de trolls para trabalhar confrontando o aparato que Correísmo montou nas redes sociais, e está começando a mobilizar apoiadores do governo.

Nas próximas semanas, se a Assembleia Nacional não aprovar os projetos encaminhados pela Lasso, a crise política se desencadearia por dois cenários: ou uma consulta popular ou uma cruzada pela morte. Guillermo Lasso jogou suas cartas, deixando clara a natureza de sua proposta de governo.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão