Contra a cassação do mandato de Prof. Josemar! Não aceitaremos perseguição política.

Contra a cassação do mandato de Prof. Josemar! Não aceitaremos perseguição política.

Contra a cassação do mandato de Prof. Josemar!

Marcio Ornelas 16 dez 2021, 10:00

Na última sessão (15/12) da Câmara Municipal de São Gonçalo, durante a abertura dos trabalhos, fomos surpreendidos com a leitura de uma representação contra os vereadores Prof. Josemar (PSOL) e do Romário Régis (PCdoB), que os colocariam sob judice na Comissão de Ética. Processo que pode culminar na cassação desses mandatos.

O motivo é o mais torpe possível: quebra de decoro por ajudar profissionais da educação a entrarem nos espaços da Câmara Municipal.

No dia 14/12 foi votada, numa sessão repleta de irregularidades, uma proposta do governo Nelson que reestrutura completamente o Plano de Cargos e Salários da educação, retirando diversos direitos que historicamente foram conquistados com muita luta pela categoria. Não houve nenhuma discussão pública acerca da proposta, que foi votada com menos de 24 horas, o que fere brutalmente os ritos regimentais da Câmara. Mas o maior absurdo foi a mobilização de um aparato de guerra, que agiu truculentamente para impedir que os profissionais da educação, que faziam forte manifestação, entrassem na Câmara. Queriam votar uma proposta que destruiria a carreira dos educadores, sem nenhuma participação popular nas galerias ou no plenário.

A atuação da oposição, notadamente os mandatos do Prof. Josemar e do Romário Régis, agiram de forma exemplar ao garantir a entrada dos servidores na Câmara Municipal e também ao denunciarem essa proposta perversa do governo Nelson.

Numa Câmara em que é comum parlamentares e assessores andarem armados pelos corredores, ofensas e ameaças serem proferidas nas tribunas, até a violência física já chegou a acontecer em certa ocasião entre vereadores, querer cassar os mandatos da oposição por ajudarem profissionais da educação a atravessarem catracas, torna a peça ainda mais esdrúxula do que já seria normalmente.

Portanto, temos a certeza de que se trata de uma evidente tentativa de nos silenciar enquanto oposição, perseguição política e intimidação que não aceitaremos em hipótese nenhuma. Josemar foi o segundo vereador mais votado de São Gonçalo, eleito justamente para lutar em defesa dos trabalhadores e assim seguiremos com a firmeza que nos cabe.

Seguiremos denunciando os ataques aos direitos dos trabalhadores perpetrados pelo governo Nelson e a subserviência dessa Câmara.

Sabendo da responsabilidade que temos em fazer um mandato exemplar, livre dos conchavos políticos e com total independência. Não chegamos aqui para ser mais do mesmo. Chegou ao fim o tempo em que essa Câmara não tinha uma oposição de verdade, e apesar de incomodarmos bastante um parlamento que não tem tradição democrática de lidar com pensamentos divergentes, nós seguiremos fazendo o que a população espera de nós: defender os interesses do povo, custe o que custar!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão