Um povo sem história é um povo sem futuro!
Moara - cartaz

Um povo sem história é um povo sem futuro!

A Praça Rodrigues dos Santos é patrimônio de Santarém

Alexandre Arapiun e Renata Moara 8 jan 2022, 19:19

Na última terça feira (4) a população santarena foi surpreendida com a derrubada de árvores na Praça Rodrigues dos Santos, que logo em seguida se tornaria cenário de um verdadeiro crime contra a história da cidade. 

A obra do camelodromo, executada pela prefeitura de Santarém, está acontecendo sem nenhum estudo ou acompanhamento dos setores arqueológico, antropológico, histórico e cultural, e o resultado não podia ser diferente: a destruição total de um patrimônio. Além da destruição patrimonial, o prefeito opera pelo apagamento da história que carrega a praça quando simplesmente ignora a informação que foram encontrados ossos e pedaços de cerâmicas indígenas no local.

O espaço onde fica a Praça Rodrigues dos Santos é um marco histórico da cidade. Foi lá que o padre colonizador João Felipe Bettendorf desembarcou em 1661, dando início a missão de Nossa Senhorada Conceição que deu origem a cidade de Santarém. Lá está o marco dos 500 anos de presença portuguesa em terras indígenas. Aquele espaço foi o centro da aldeia dos indígenas Tupaiu ou Tapajó que chamavam de Ocara-açu (Terreiro Grande). Foi também nesse local que ocorreu a última execução pública de negros em Santarém. 

A Praça Rodrigues dos Santos, é repleta de significados históricos e culturais. É inclusive reconhecida pelo estado como patrimônio histórico e arquitetônico de Santarém. Não podemos permitir que nossa história seja arrancada de nós. 

Além da relevância histórica, ali também é e foi território de resistência indígena, apesar do marco enquanto cidade ser considerado após a chegada das missões, sabemos que aqui já viviam os donos da terra.

Hoje a região do Baixo Tapajós enfrenta um processo de etnogenese muito delicado, impactante e ao mesmo tempo grandioso de se ver. Por muitos anos as pessoas ditas caboclas, ribeirinhas, “gente do sitio”, não tinham noção de que em suas veias corriam, e corre, sangue dos indígenas que resistiram ao conflito com o colonizador. Os espaços como o da praça Rodrigues dos Santos é o símbolo de luta e vida que nos possibilita afirma que essa terra é nossa porque nossos antepassados (r) existiram aqui e que somos sim filhos e netos dos indígenas dessa região.

O espaço de Santarém está tomando os moldes de grandes centros onde cada vez mais excluí da cidade quem não passa na peneira da “higienização” urbana. Além de ter retirado o espaço de lazer das pessoas mais pobres que frequentavam a praia do Maracanã, jogando concreto sobre a praia, e projetar o mesmo fim para a praia Ponta de Pedras, Nélio ainda destruiu o paisagismo da praça em discussão. Um verdadeiro inimigo, também, do meio ambiente.

Não somos contra a obra que dá mais dignidade de trabalho aos ambulantes, mas não concordamos de forma alguma com os moldes que está sendo feita: destruindo nossa história, destruindo nossa memória, nossa identidade e nosso patrimônio. Além disso, a instituição que deve ser ouvida durante esse momento, a universidade, está sendo totalmente ignorada e marginalizada.

Queremos respeito com o que é nosso, queremos manter nossa história viva!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão