Virginia Woolf 140 anos: a atualidade de sua obra e pensamento

Virginia Woolf 140 anos: a atualidade de sua obra e pensamento

140 anos da escritora inglesa Virginia Woolf.

Iolanda Silva Barbosa 24 jan 2022, 12:36

 A mulher decidiu que ela mesma iria escrever. A ousadia dessa decisão orientou a vida da inglesa Adeline Virginia Stephan, imortalizada Virginia Woolf, nas várias dimensões por ela exploradas. Seu nascimento completa nesse mês 140 anos, mas seu legado atravessa e conquista diversas gerações. Sua literatura parece ter o condão de “despertar” consciências, especialmente as femininas- como no movimento explorado no premiado As horas (2002) – algo como se Virginia, de suas páginas, mantivesse um diálogo aberto com suas leitoras e nelas se imortalizasse.

 A coragem que exige esse gesto de decidir escrever e fazer da Literatura um ofício é ainda esse mesmo de todas as mulheres que decidem, revolucionariamente, desafiar a lógica e a estrutura patriarcal presente também no mundo literário e acadêmico, no qual Woolf desempenha papel referencial, pela qualidade, densidade e extensão de sua obra.

 Assim como sua personagem mais célebre, Mrs. Dalloway, de seu romance homônimo, que em seu primeiro ato diz que “ela mesma compraria as flores”, a vida e obra de Virginia se guiaram por uma ousadia e ânsia por liberdade e autonomia. Embora já tenha sido exaustivamente explorada na Academia e fora dela, sua leitura e análise sempre guardam, naturalmente, a originalidade da leitura de cada um de seus apreciadores e, por sua atualidade, num contexto sócio-político mais geral, oferece sempre elementos a se discutir.

 Nesse sentido, é importante dizer que Virginia é majoritariamente analisada pela perspectiva de estudos feministas, em suas ideias centrais para sua teoria (que inclusive precedem Simone de Beauvoir), ainda que se deva reconhecer o lugar de privilégio que ela ocupava, enquanto mulher branca e de origem aristocrática em um dos centros do Capitalismo na primeira metade do século XX. É de Virginia, por exemplo, um ensaio intitulado “Profissões para mulheres” (1931) e a célebre exortação de que “a mulher deve ter dinheiro e um teto todo seu, se quiser escrever ficção”, em uma necessária análise das condições materiais das mulheres e a luta por independência financeira.  

 Além disso, o ensaio “Three guineas” (1938), que em uma de suas versões recebeu o título de “As mulheres devem chorar ou se unir contra a guerra”, pode ser considerada uma “tomada de consciência da posição da mulher na sociedade” e propõe uma estreita conexão entre patriarcado, fascismo e regimes ditatoriais. O posicionamento de Virginia contrário à guerra também é demonstrado pelo ensaio “Pensamentos sobre paz durante um ataque aéreo”, publicado em plena Segunda Guerra e poucos meses antes de sua trágica morte.

 Entretanto, ainda que suas ideias sobre feminismo sejam fundamentais e objeto de necessária análise crítica, não podem ser impeditivo para uma apreciação e observação mais ampla e profunda de sua obra, considerando-se outros aspectos por ela abordados, como os de representação, sexualidade e crise do sujeito, que reconhecidamente ganham espaço nos debates contemporâneos. Esse também é o caso, por exemplo, da localização da produção da autora no âmbito das questões caras à Modernidade. Junto a James Joyce, por exemplo, seu estrito contemporâneo, são manifestas, em língua inglesa, em forma e conteúdo, aspectos centrais do que se considera moderno

 Assim, é interessante notar que Virginia viveu em um período de intensa transformação social, política e econômica, em especial pelo processo em curso na Europa, especialmente em seu próprio país, que saia da Era Vitoriana e cuja sanha imperialista, levado a cabo nas colônias por todo o mundo, assistia a seu ocaso e enfrentava a ascensão de novas potências econômicas e militares, o que desembocaria nas Grandes Guerras- experiências que marcaram profundamente Woolf e resvalaram em muitas de suas produções. A situação social e os devastadores efeitos psicológicos da guerra, por exemplo, podem ser notados em obras como Ao farol (1927) e no já mencionado Mrs Dalloway (1925). 

 Além disso, o já mencionado fenômeno das análises por vezes reducionistas de Woolf às questões de gênero inclui o caso de muitas das leituras de Orlando- uma biografia (1928), obra de grande sucesso editorial, que consolidou o seu reconhecimento literário e que foi adaptado para o cinema como Orlando- a mulher imortal, de 1992, com roteiro e direção de Sally Potter. A narrativa acompanha não apenas o intenso momento de transformação da época de Woolf, como também boa parte da história inglesa. Isso é possível pois o romance, de proposta extraordinariamente ousada, acompanha as vivências da personagem Orlando por vários séculos, ao longo dos quais ela não envelhece, mas passa por uma surpreendente e, aparentemente inexplicável, mudança de sexo/gênero. A partir dessa trama, Woolf desenvolve uma visão crítica da história e da sociedade de seu país e da própria noção de progresso.

 Fica nítido, portanto, o quanto a obra virginiana nos oferece não só uma intensa experiência, por sua qualidade e a exuberância de seu estilo, mas também um rico material para análise de diversas questões. É certo dizer, portanto, que Virginia Woolf, em seus 140 anos, segue imortal, como seu personagem Orlando- atravessando os séculos, dando seu testemunho das lutas, conflitos e supostos avanços humanos pela lente do artístico-literário, por meio de seus leitores e leitoras.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão