Terceiro Gabinete: O labirinto de Pedro Castillo o fez perder o rumo da mudança
Cerimônia de posse do Presidente da República do Peru, Pedro Castillo

Terceiro Gabinete: O labirinto de Pedro Castillo o fez perder o rumo da mudança

Desde o posicionamento do segundo gabinete, o governo marcou uma mudança em direção ao centro e o suposto objetivo de obter consenso a fim de tentar “não irritar a direita”

Jorge Escalante 4 fev 2022, 17:56

Via Súmate

Desde o posicionamento do segundo gabinete, o governo marcou uma mudança em direção ao centro e o suposto objetivo de obter consenso a fim de tentar “não irritar a direita”. A história nos deu inúmeros exemplos, no Peru com Ollanta e na América Latina onde os governos que chegaram com discursos de esquerda acabaram se adaptando ao regime cada vez que perseguiram estes “consensos”, que são impossíveis de alcançar já que a direita acaba exigindo uma rendição incondicional, pois se você ceder, eles voltarão para mais, buscando as condições para provocar sua queda.

Além das discrepâncias entre a ex-premier M. Vásquez e o presidente Castillo sobre o caso Avelino Guillen (ex-ministro do Interior) e sua carta de renúncia aceita apressadamente pelo presidente, provocando uma nova crise devido ao golpe da premier. Neste quadro de crise e de busca de consenso por parte do presidente Castillo, este terceiro gabinete é mais do que uma simples mudança para o centro, nesta ocasião as esperanças do movimento popular de mudanças fundamentais e de uma nova constituição são frustradas. Um gabinete que reflete uma reedição que inclui centristas, liberais e centro-direita, chefiado por Héctor Valer, um desertor que participou de vários partidos políticos, e cuja última incursão política foi como congressista da Renovación Popular do fascista Rafael López Aliaga e como um bom desertor acaba fazendo parte do “Perú Democrático” de Guillermo Bermejo, um setor que recentemente rompeu com o “Perú Libre” (PL). O partido governista PL de Vladimir Cerrón, que criticou a esquerda e a direita, descrevendo as organizações que acompanharam este processo como “caviares”, e que se autodenominaram “a liderança” deste processo de mudança, agora fazem parte deste labirinto político de Pedro Castillo onde ele perdeu a direção deste processo e a grande oportunidade de fazer as mudanças que são necessárias.

Este terceiro gabinete deveria “buscar o consenso”. Agora então; façamos a nós mesmos algumas perguntas para tirar lições. É sempre bom ser claro quanto aos objetivos e não se perder na confusão: por que aqueles de nós que querem mudar lutam pela Assembleia Constituinte Livre e Soberana, um eixo fundamental neste processo? Por que entendemos que não há mudanças possíveis em favor das grandes maiorias no âmbito da Constituição de 1993? E também é legítimo perguntar: pode este regime conceder às grandes maiorias a possibilidade democrática de definir livremente seu destino? Podemos “concordar” em um “Acordo Nacional” a possibilidade de expressar aspirações populares sem limitações, em uma assembleia que seja verdadeiramente soberana?

Vamos responder a estas perguntas e tirar conclusões, as experiências nos ajudam a procurar saídas, o fato de que um governo muda de rumo não significa que tudo está perdido, desde que haja luta e organização, há sempre a possibilidade de mudança, e esse caminho está cheio de contradições e obstáculos a superar. É importante não perder de vista o norte da luta.

A atual Constituição Fujimorista limita as decisões em favor dos poderes constituídos. Não apenas declara a inviolabilidade da propriedade privada, mas também afasta nossas riquezas naturais em favor das empresas imperialistas que se aproveitam do meio ambiente e da terra, e também as protege, dando status constitucional à manutenção do sigilo bancário, deixando absolutamente claro que qualquer declaração de igualdade jurídica será puramente formal e sem eficácia prática.

Eliminar essas barreiras antidemocráticas significaria acabar com os limites para a grande maioria da população decidir o que “fazer e desfazer” além de qualquer institucionalidade consagrada pelo poder constituído.

É muito claro que estas instituições, partidos políticos, parlamentos e lobbies empresariais existentes demonstram todos os dias que são contra a vontade que foi pronunciada nas urnas e expressa nas ruas. Implementar, por exemplo, a efetividade dos juízes e a revogabilidade dos cargos públicos; tomar a medida de que nenhum funcionário público deve ganhar mais do que um professor para eliminar a casta política que governa para os capitalistas; o direito de qualquer grupo de pessoas se candidatar à eleição; debater a perseguição das minorias, o direito ao aborto legal, a nacionalização das minas, dos bancos e dos principais recursos do país, a redução da propriedade do campo, o planejamento da economia, entre outros pontos seriam aspectos a serem debatidos em uma assembleia constituinte livre e soberana.

TOMAR AS RUAS EXIGINDO QUE SE CUMPRAM AS PROMESSAS E UMA NOVA CONSTITUIÇÃO

Com muita decepção e muita raiva, mas com uma firme determinação de encontrar uma solução fundamental. Primeiro declaramos que nossa disposição de apoiar e fazer parte do governo de Pedro Castillo foi baseada em um acordo assinado por Castillo e Veronika Mendoza, uma figura pública do Nuevo Perú, nossa contribuição foi a de impulsionar o processo de mudança e aconselhar o presidente, apontando os erros, mas acima de tudo afirmando uma proposta estratégica que passava por fortalecer a organização popular para viabilizar este processo; é uma pena que não tenhamos sido ouvidos. Agora, diante deste novo cenário e de um gabinete adverso, temos que tomar uma posição e exigir que o governo de Pedro Castillo cumpra as promessas feitas durante a campanha eleitoral a milhares de pessoas e que cumpra os acordos programáticos assinados com o Nuevo Perú.

Multiplicando toda a energia despendida nas ruas pelos jovens, os camponeses e categorias de trabalhadores serão a única garantia de impor a vontade do povo. É por isso que não podemos adiar a discussão sobre o caminho a seguir para aprofundar a mobilização e assim defender os direitos das grandes maiorias. Para isso, devemos desenvolver planos de ação e promover, por exemplo, a organização da “Frente Nacional pela Democracia e Governabilidade” em diferentes setores, nos bairros, entre os jovens, nos locais de trabalho, nas regiões e províncias.

Desta forma, poderemos avançar em um projeto político socialista, um pólo que atrai a juventude militante, os camponeses pobres, os trabalhadores e também as mulheres que sofrem a opressão patriarcal capitalista, propomos humildemente que hoje devemos construir o Nuevo Perú. Derrubar a Constituição Fujimorista é possível, impor nosso programa é possível, poderemos evitar os golpes institucionais disfarçados de vacâncias.

A unidade e a mobilização nos mostram o caminho que devemos seguir.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão