Aliança Socialista: Rússia fora da Ucrânia! Não à OTAN!
credit_peter_boyle

Aliança Socialista: Rússia fora da Ucrânia! Não à OTAN!

Declaração da Aliança Socialista da Austrália contra a guerra na Ucrânia.

Via Green Left

A Aliança Socialista condena o ataque russo à Ucrânia. A guerra viola o direito internacional e é uma catástrofe para as pessoas de ambos os países.

O povo ucraniano tem o direito de resistir à invasão. Nós apoiamos os apelos para:

  • Que a Rússia pare imediatamente a invasão e retire seus militares do território e do espaço aéreo da Ucrânia.
  • Um retorno à diplomacia para desescalar a situação e resolver o atual impasse.
  • O direito à autodeterminação democrática para o povo ucraniano.
  • Um compromisso de todos os lados para uma resolução pacífica da situação no Donbas e uma solução que respeite os desejos democraticamente expressos do povo que lá vive.

O papel da OTAN e dos EUA

O governo russo é responsável por este terrível ato de guerra. Entretanto, o incansável impulso dos Estados Unidos para expandir a OTAN até a fronteira da Rússia, a fim de cercar militarmente o conflito, enquadra o conflito de forma significativa. A mesma abordagem está sendo aplicada à China através do AUKUS e do Diálogo Quadrilateral de Segurança.

Em ambos os casos, isto não tem nada a ver com a defesa de uma “ordem baseada em regras”, como hipocritamente alegam seus proponentes, mas sim em bloquear a concorrência e preservar os lucros. Esta agressiva política de “contenção” tem na verdade a consequência de reforçar a política nacionalista autoritária tanto na Rússia quanto na China.

As seguintes medidas são necessárias para contribuir para uma paz duradoura:

  • Um compromisso imediato para deter a expansão da OTAN para o leste. Assim como AUKUS, ANZUS e o Quad, a OTAN deve ser desmantelada.
  • Todos os países devem assinar o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares (TPNW).

A Rússia de Putin

A recente afirmação do presidente russo Vladimir Putin de que a nação ucraniana não existe, mas foi uma invenção da União Soviética, é absurda. Sua sugestão de que haveria consequências militares para a Finlândia e a Suécia se aderissem à OTAN e as referências ao conflito nuclear eram extremamente inflamatórias.

Putin não representa o povo trabalhador da Rússia. Seu projeto político se baseia no autoritarismo, no conservadorismo social e no chauvinismo russo. Ele representa os interesses dos oligarcas capitalistas russos e seu desejo de esculpir sua própria esfera de influência em competição com o capitalismo ocidental.

Este projeto não tem um papel progressista ou anti-imperialista. Em vez disso, as ações de Putin tornam mais difícil construir um mundo pacífico e mais justo:

  • A invasão da Ucrânia impulsionará o apelo da OTAN nos países vizinhos e convencerá muitas pessoas neles que precisam permanecer aliadas à estratégia militar dos EUA na Europa e fora dela.
  • Com o foco na destruição de Putin na Ucrânia, torna-se mais fácil para os EUA e seus aliados se apresentarem hipocritamente como os defensores do direito internacional enquanto continuam a desencadear violência em partes do mundo fora do olhar da mídia ocidental.

Expressamos nossa solidariedade com o emergente movimento de paz russo e pedimos a libertação imediata de todos os manifestantes e prisioneiros políticos detidos. Não apoiamos sanções econômicas contra a Rússia que prejudiquem os trabalhadores.

Finalmente, insistimos que, embora os refugiados desta guerra devam ser imediatamente bem-vindos na Austrália, isto deve ser feito em adição ao recebimento humanitário existente e não às custas dos refugiados de outros lugares.

[O Executivo Nacional da Aliança Socialista divulgou esta declaração em 1º de março].


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão