Famílias de imigrantes ucranianos de Canoas (RS) pedem apoio para receber refugiados

Famílias de imigrantes ucranianos de Canoas (RS) pedem apoio para receber refugiados

Psol está à frente de articulação política para garantir suporte do governo no acolhimento de quem foge da guerra.

Bruna Porciúncula 15 mar 2022, 09:52

No alto do salão da Paróquia Ortodoxa Ucraniana Santíssima Trindade, a faixa em azul e amarelo expõe a hashtag Paz na Ucrânia. No templo ao lado, padre Gregório Filakoski dava início à missa do primeiro domingo da Quaresma, período que antecede a Páscoa na tradição cristã. A comunidade ucraniana do bairro Niterói, em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, chegava aos poucos para a celebração. São descendentes de pelo menos 50 famílias de refugiados ucranianos que vieram para o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. 

O culto desse domingo (13/03) exigia o esforço de enfrentar um tempo úmido e fechado, já com os sinais do outono gaúcho. É que a paróquia faria uma liturgia de protesto contra a invasão russa à Ucrânia, e parte dos fiéis estava envolvida na preparação de tainhas assadas, que seriam vendidas no almoço para arrecadar fundos ao auxílio de ucranianos que, porventura, venham ter abrigo no Brasil. 

Os descendentes de ucranianos de Canoas buscam todo o apoio possível para que possam acolher seus compatriotas, caso a guerra não cesse, algo que mesmo a fé mais sólida nas providências divinas deixa em dúvida diante da tirania de Putin, a quem esses imigrantes chamam de “terrorista”. Em seu sermão, Padre Gregório ressaltou a coragem do povo ucraniano e pediu proteção e força aos seus soldados e cidadãos.

– Nós, que somos filhos dessa pátria, sigamos nossos irmãos, não nos deixemos abalar pelas tempestades do inimigo. Que Deus ilumine e guie os corações de nossos inimigos e que eles se afastem de nossa terra – proferia diante de ao menos 40 fiéis.

MES abre frente de apoio à comunidade ucraniana de Canoas

A luta das famílias de imigrantes ucranianos de Canoas por suporte para amparar os refugiados do país do Leste Europeu recebeu a solidariedade do Movimento Esquerda Socialista (MES), tendência do PSOL que acompanhou as atividades de domingo e abriu diálogo para levar as demandas da comunidade ao governo do Rio Grande do Sul e para convergir todas as forças políticas que estão contra a guerra e a favor da soberania e da autodeterminação do povo da Ucrânia.

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL/RS) já está articulando a participação de representantes das famílias em uma sessão da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado e uma audiência com o governador Eduardo Leite para tratar do acolhimento de refugiados ucranianos em Canoas e de campanhas de arrecadação de donativos. Para os moradores do Niterói, toda a mobilização contra a guerra será bem-vinda, mas é fundamental que se tenha organização para receber aqueles que estão fugindo do conflito. O cultivo das tradições ucranianas e o conhecimento do idioma do país pelas famílias do bairro já colocam Canoas na rota natural de acolhimento no Brasil, onde o Paraná desponta como principal destino, já que conta com o maior número de imigrantes ucranianos do país.

#stopputin

#stopwar

#paznaucrania


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!