Uma homenagem à Professora Lisete Arelaro
transferir

Uma homenagem à Professora Lisete Arelaro

Maurício Costa homenageia a Professora Lisete Arelaro na ocasião de seu falecimento.

Maurício Costa 13 mar 2022, 14:09

Professora Lisete,

A primeira vez que escutei seu nome eu era um estudante, oriundo da periferia, recém entrado na universidade pública, ainda tentando achar sentido em estar naquele lugar. Logo soube que, para além da sala de aula, você era também aquela professora da Faculdade de Educação que fazia dos movimentos de greve espaços pedagógicos sobre a importância da universidade, da ciência, do público.

Lembro, naqueles tempos atrás, de também te conhecer como a professora que apoiava os movimentos sociais. Que lutou arduamente para que a universidade, eivada de pensamento elitista, recebesse um curso de aperfeiçoamento para professores de escolas de assentamentos do MST. Foi ali que soube também que você era uma grande freireana e que tinha trabalhado diretamente com Paulo Freire na administração da Luiza Erundina. E que também era uma grande referência para nossos professores das escolas públicas.

Você foi uma apoiadora de primeira hora da Rede Emancipa de educação popular, inclusive no processo em que ela estava sendo criada. Esteve conosco em incontáveis oportunidades, nos nossos cursinhos, nas nossas ocupações da USP nas nossas aulas inaugurais. Ali você dizia que estava feliz, junto às multidões de jovens estudantes secundaristas e sonhadores que queriam acessar as universidades. Esteve, como não poderia deixar de ser, na inauguração da nossa Universidade Emancipa, espaço de formação de educadores populares. Deu um de nossos primeiros cursos, sobre os 50 anos da Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire.

Quando você entrou no PSOL e foi escolhida candidata a governadora e tive a oportunidade de também ser escolhido seu vice, foi um dos maiores aprendizados que tive na minha militância. Sua referência de combatividade, como você dizia, sua disposição incansável – sempre sorrindo, “animadinha”, contando algum causo – e sua abertura para sempre aprender algo novo mesmo com tanta experiência são marcas que vamos carregar para sempre, junto das lindas memórias daquela campanha educadora que fizemos.

Vamos sentir demais sua falta, querida Lisete. Você nos deixou em um dia de aulas inaugurais de cursinhos populares, de educação de jovens e adultos voltando a ocupar as periferias, da educação popular cumprindo seu papel histórico e imprescindível de ser combustível para as lutas populares. Em cada uma delas você seguirá presente. Obrigado e descanse em paz, Professora.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão