Nicarágua 2018-2022 ditadura e resistência

Nicarágua 2018-2022 ditadura e resistência

Publicado originalmente no Comitê de Solidariedade com Nicarágua (18.04).

Há quatro anos, no dia 18 de abril de 2018, na Nicarágua, teve início uma série de manifestações que mudou os rumos da história do país.


Dando seguimento a protestos que vinham explicitando o descontentamento da população com o governo e alta tensão social, coletivos de estudantes organizaram manifestações contra um decreto arbitrário de reforma da previdência. Para surpresa de todos, a repressão foi brutal, e o resultado foram dezenas de pessoas gravemente feridas.

A resposta nas redes sociais foi rápida, e algumas universidades foram ocupadas pelos estudantes. E num episódio repressivo sem precedentes, manifestantes começaram a ser assassinados, tanto pelas forças policiais, quanto por grupos paramilitares portando símbolos da FSLN, partido do presidente Daniel Ortega.

Os desdobramentos desse momento foram muitos, seguindo uma onda repressiva que deixou mais de 350 mortos em 4 meses, além de centenas de presos, escancarando uma ditadura que se mantém até hoje.

Nos próximos dias, postaremos aqui mais informações desse processo histórico e da situação atual que a Nicarágua enfrenta.

Acompanhe e compartilhe! Lutamos pelo fim da ditadura, pela liberdade dos presos políticos, e por memória, justiça e reparação!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão