A cruzada contra a sociedade civil na Nicarágua

A cruzada contra a sociedade civil na Nicarágua

A escalada autoritária do governo Ortega/Murillo contra a sociedade civil na Nicarágua.

María Mercedes Salgado 14 jun 2022, 16:45

De 452 ONG, 378 só em 2022, foram inhabilitadas 378 pelo governo Ortega/Murillo e pela Assembleia Nacional. O fundamento jurídico para tal despojo punição é não ter feito o registro como agentes extrangeiros e não cumprir com a Lei Geral de Regulação e Controle de Organizações sem fins de lucro lucrativos, que entrou em vigor no passado 6 de maio, que proíbe as organizações de direitos humanos de fazerem campanha de sensibilização para a realidade política, económica, social e ambiental do país. 

As inabilitadas são de todo tipo: organizações dedicadas a trabalhar pela educação, cultura, saúde, meio-ambiente; associações de trabalhadores, profissionais, comerciais empresariais e de comportamento; dedicadas a estudos de economia, sociologia, política e comunicação. O governo varreu organizações de todas as regiões do país, fundadas desde 1979, nacionais e internacionais.

Os cancelamentos, de acordo com o deputado Filiberto Rodríguez (FSLN), são parte de uma politica para combater o lavado a lavagem de dinheiro e punir organizações que se envolveram nos protestos de 2018, definidos pelas autoridades como uma tentativa de golpe de Estado.

Chama a atenção a diversidade das instituições interditadas. Operação Sorriso, dedicada em toda América Latina ao tratamento gratuito de pacientes com lábio leporino e/ou palato fendido; todas as organizações defensoras de direitos humanos, como o Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (CENIDH) e o Centro pela Justiça e os Direitos Humanos da Costa Atlántica Norte (CEJUDHCAN) que tem defendido os direitos dos povos indígenas do país, entre outras; 40 grupos de mulheres que atendiam pessoas vulneráveis em todo o território nacional, fazendo o trabalho que o Estado não faz tem feito; 14 universidades privadas que deixaram ao menos 14 mil estudantes, centenares de acadêmicos e milhares de trabalhadores da noite para o dia sem estudos e empregos.  

Foi fechada também a Academia Nicaraguense da Língua Espanhola, que, ao longo de seus quase 94 anos, dedidou-se ao cuido cuiidado da cultura, educação e desenvolvimento da língua espanhola. Entre seus acadêmicos figuram o escritor Sergio Ramírez, prêmio Cervantes 2017, exilado na Espanha, a poetisa Gioconda Belli, também exilada na Espanha e Carlos Tünnermann, embaixador da Nicarágua nos Estados Unidos e ministro de Educação durante o governo sandinista da década de 1980. O anunciado fechamento da instituição foi condenado pela Real Academia da Língua Espanhola (RAE) e pelas academias do Chile, Equador e México.

Ortega e Murillo querem destruir qualquer organização da sociedade civil que possa questionar o modelo político vigente, cujas características mais importantes são: ser autoritário, exercer um severo controle social; concentrador da concentrar riqueza em poucas mãos; ser subordinado à logica do capital internacional; concentrador de concentrar poder nas mãos da família Ortega/Murillo.  


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão