PSOL e movimentos sociais conquistam no STF a prorrogação da proibição de despejos até outubro
WhatsApp-Image-2021-11-12-at-08.54.08

PSOL e movimentos sociais conquistam no STF a prorrogação da proibição de despejos até outubro

Medida vale até 31 de outubro, após o fim do período eleitoral.

Revista Movimento 1 jul 2022, 09:06

A decisão judicial que impede o Estado de remover e despejar comunidades que vivem em ocupações no território brasileiro foi prorrogada novamente nesta semana. A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 828, movida pelo PSOL juntamente com movimentos sociais, entidades de classe e outros partidos, foi pautada no Superior Tribunal Federal com o objetivo de preservar as milhares de famílias acampadas no campo e nas cidades da vulnerabilidade sanitária e social causada pela pandemia de Covid-19. Sem a garantia de um novo local com uma estrutura básica de habitação, o poder público permanece impedido de remover famílias que buscam acesso a direitos humanos fundamentais como a moradia.

Na prática, essa medida judicial vigora desde junho de 2021, através de uma liminar concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso, que posteriormente foi tema da lei 14.216 de 2021. A decisão do STF leva em conta o quadro ainda preocupante da pandemia de Covid-19 no Brasil, com a elevação do contágio durante o final do primeiro semestre de 2022. A estimativa é de que mais de 142 mil famílias sejam protegidas por essa medida, embora mais de 31 mil pessoas tenham sido despejadas irregularmente pelo Estado entre março de 2020 e maio deste ano.

A FNL comemorou a prorrogação da medida, entendendo que o  STF deu razão aos protestos dos movimentos sociais e percebeu a gravidade da situação das famílias. Essa ação judicial mostrou mais uma vez a importância da mobilização e da unidade entre parlamentares e partidos comprometidos com a luta do povo.

A suspensão dos despejos e desocupações residenciais em virtude da pandemia só será revogada após o fim do período eleitoral. A decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi anunciada nesta quinta-feira, 30 de junho, data prevista para o término do benefício. Agora, o prazo se estenderá até 31 de outubro.

A sugestão de ampliação foi apresentada à corte pelo PSOL, autor da ação junto com MTST, MST e Campanha Despejo Zero. Nas redes sociais, parlamentares da sigla comemoraram. A deputada federal Sâmia Bomfim destacou que a decisão garantirá um pouco mais de segurança às famílias em situação de vulnerabilidade.

“A pandemia e o descaso do governo Bolsonaro deixaram o Brasil numa crise socioeconômica sem precedentes e garantir que o povo tenha ao menos onde morar neste momento é fundamental!”, escreveu. A deputada federal Fernanda Melchionna lembrou que a suspensão dos despejos e as  desocupações forçadas, protegem as mais de 142 mil famílias ameaçadas de remoção no país.

Pandemia e crise justificam decisão

A primeira decisão contrária aos despejos foi tomada em junho de 2021, pelo prazo inicial de seis vezes, mas a medida acabou prorrogada por outras três vezes. Barroso justifica a ampliação pela nova escalada de Covid-19 no país, após período de queda, e o agravamento da situação socioeconômica, que tende a aumentar o número de desabrigados.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão