Só a luta muda a vida: greve dos trabalhadores do transporte público da cidade de São Paulo

Só a luta muda a vida: greve dos trabalhadores do transporte público da cidade de São Paulo

Na madrugada do dia 29/06, depois de 8 anos sem mobilização da categoria, os trabalhadores do transporte público da cidade de São Paulo decretaram greve.

Na madrugada do dia 29/06, depois de 8 anos sem mobilização da categoria, os trabalhadores do transporte público da cidade de São Paulo decretaram greve. Entre as reivindicações estão participação nos lucros (PLR), hora de almoço remunerada e fim dos descontos de atestados no Vale Refeição.

Desde o início de Maio/2022, quando a data-base começou a ser discutida, o sentimento entre a categoria é de indignação e revolta. Uma paralização foi realizada e os trabalhadores conquistaram 12,47% de reajuste e aumento de $3,49 no VR, mas isso não é suficiente. Os trabalhadores do transporte atuam em péssimas condições, em garagens e terminais sem banheiro adequado, sem refeitório ou mínima estrutura para que consigam se alimentar ou descansar depois de horas na condução de um ônibus. Foram esses trabalhadores que mantiveram a cidade funcionando durante a pandemia e só na capital mais de 200 perderam sua vida para a COVID. Por tudo isso, na última terça-feira entramos em greve!

No dia seguinte o tribunal de justiça julgou como ilegal nossa mobilização, com isso poderemos ter 2 dias de descontos na folha de pagamento, uma grande perda para os pais e mães de família que já sofrem a consequência de uma crise que achata cada vez mais os salários. Como se não bastasse enfrentarmos os interesses da patronal que só quer lucrar sobre o nosso trabalho, o sindicato que deveria defender os interesses da categoria está de costas para o trabalhador, são inúmeras denúncias de corrupção que já foram divulgadas pela grande mídia, uma injustiça sem tamanho frente a uma categoria tão massacrada pelo cotidiano da vida atrás do volante e das catracas.

Justamente por essas denúncias e por ser pelega a atual gestão do sindicato está nas cordas, o que abre espaço para que se organize pela base um levante de trabalhadores dispostos a transformar o sindicato em ferramenta de luta ou grupos oportunistas que reproduzem a lógica da gestão de agora, e por relação com a patronal podem ganhar destaque.

Assim, nossa categoria só tem uma saída, seguir organizando nas garagens a indignação dos trabalhadores e canalizando essa revolta para a luta política por nossos direitos e por condições dignas de trabalho para os condutores, cobradores e funcionários da manutenção. Essa é a tarefa da oposição radical dos condutores.

NEM UM PASSO ATRÁS!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão