Fábio Felix critica fala de governador do DF sobre filas no CRAS
fabiofelix-cldfcarlos-gandra

Fábio Felix critica fala de governador do DF sobre filas no CRAS

Ibaneis Rocha diz que usuários têm ‘muito o que agradecer’. Demanda do serviço cresceu 278% entre 2019 e 2021, reflexo do empobrecimento da população da capital federal.

Tatiana Py Dutra 5 ago 2022, 09:40


A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) retomou as atividades na terça-feira (2). A primeira sessão do semestre foi marcada por uma forte reação de deputados distritais a uma declaração recente do governador Ibaneis Rocha (MDB). Na convenção partidária que oficializou seu nome como candidato à reeleição, no domingo (31), Ibaneis rebateu as críticas que sua administração recebe por conta das filas quilométricas para atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

“Quem reclama da fila do CRAS tem muito o que agradecer, porque nos governos Ibaneis e Bolsonaro, com o apoio de todos que estão aqui, existem benefícios sociais a serem entregues, o que não existia antigamente”, afirmou.“É uma fala lamentável porque coloca a população num lugar de favor na política de assistência social. Essa política é uma conquista da população. É obrigação do governo atender as pessoas em situação de vulnerabilidade”, criticou o deputado Fábio Félix (PSOL) em sua fala no plenário.

O CRAS é uma instituição voltada para o atendimento de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social. Entre os serviços que presta, está a inscrição ou atualização no Cadastro Único (CadÚnico), necessário para a obtenção de benefícios sociais, como Auxílio Brasil. O serviço é cada vez mais demandado na capital federal, onde a renda média da população ocupada caiu 9% entre 2019 e 2021, e o nível de desemprego chega a 15,8% (muito acima da média nacional, de 9,3%).

Segundo dados levantados pela Comissão de Direitos Humanos da CLDF, o número de pessoas em algum grau de insegurança alimentar chega a mais de 1,79 milhão (59,5% da população). Nesse cenário, a busca pela assistência social só aumenta. A fila de espera para atendimento nos CRAS cresceu 278% entre 2019 e 2021, com 185.139 aguardando atendimento. São essas pessoas, que segundo Ibaneis, “deveriam agradecer”, enquanto aguardam atendimentos em filas que começam a tomar forma de madrugada.

Felix afirma que a situação humilhante enfrentada pela população é reflexo da precariedade do serviço social no DF, que carece de infraestrutura e, até, de servidores. E ele considerou irônico que Ibaneis tenha exaltado Bolsonaro em seu discurso, sendo que o presidente ”atrapalhou e demorou muito para criar um auxílio emergencial nacional mesmo no contexto da pandemia.“E agora, no DF, a política de assistência social continua precária e a população não consegue acesso aos benefícios. É obrigação do governo garantir política social, garantir a assistência social. Não é favor. A população não tem que agradecer nem a você, nem a Bolsonaro, tem que lamentar pelos governos terríveis que vocês têm feito para o povo”, protestou o distrital, em vídeo nas redes sociais.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão