Itália: um projeto reacionário e liberal de restauração conservadora
standard_compressed_CPAC_2022_con_Hermann_Tertsch_y_Victor_Gonzalez.__51915932680__1_

Itália: um projeto reacionário e liberal de restauração conservadora

A vitória da líder de extrema direita Georgia Meloni representa um grande retrocesso para o país.

Franco Turigliatto 17 nov 2022, 17:44

Via Hebdo L’Anticapitale

Líder da Sinistra Anticapitalista, Franco Turigliatto foi militante do Partido Refundação Comunista desde 1991, e em 1996 tornou-se membro da liderança nacional, responsável pela construção do partido nas grandes fábricas. Ele foi expulso em fevereiro de 2007, porque como parlamentar não infrigiu a disciplina partidária ao votar contra a intervenção militar italiana no Afeganistão.

Giorgia Meloni, a líder do partido de extrema-direita Fratelli d’Italia (“Irmãos da Itália”), comenda o novo governo italiano com uma forte maioria parlamentar, apesar do fato de que a coalizão da direita obteve apenas 44% dos votos. Está determinada a realizar uma verdadeira restauração conservadora e identitária, utilizando os poderes políticos e institucionais à sua disposição.

É um governo de medíocres, reacionários e pós-fascistas declarados, de figuras (11 em 24) já presentes em governos anteriores que correspondem em grande parte à realidade política, ideológica e material da direita, daquela “pequena Itália” mesquinha e pequeno-burguesa que vem de longe, mas que ao mesmo tempo está bem ancorada nos mecanismos do poder capitalista, tanto nacional como internacional.

O Ministério da Economia foi confiado a Giorgetti, da Lega (a Liga Salvini), um homem de confiança dos patrões do Norte; o Interior vai a Piantedosi, que imediatamente mandou bater nos estudantes da Universidade de Roma. A nomeação de Eugenia Roccella, inimiga archi-declarada da lei sobre a interrupção voluntária da gravidez, para o “Ministério da Família, da Natalidade e da Igualdade de Oportunidades” é uma verdadeira declaração de guerra aos direitos da mulher; Marina Calderoni, consultora das empresas em políticas trabalhistas, torna-se a nova Ministra do Trabalho! O líder da Liga, Matteo Salvini, o perseguidor de migrantes, é agora o vice-presidente do governo; o outro vice-presidente é Antonio Tajani da Forza Italia, um colaborador de Berlusconi; na Justiça, encontramos Carlo Nordio, um magistrado conservador eleito nas listas de Fratelli d’Italia.

Meloni completou sua obra-prima nomeando seu alter ego, Guido Crosetto, presidente das indústrias militar e espacial e grande negociante de armas, para o cargo de Ministro da Defesa. Seu outro confidente, seu cunhado Francesco Lollobrigida, herdou a pasta da Agricultura.

“Deus, país, família e negócios”

No debate parlamentar que antecedeu o voto de confiança no novo governo, o líder do M5S (Movimento Cinco Estrelas) Giuseppe Conte disse que o discurso de Giorgia Meloni foi um “plano ambicioso para a restauração identitária da sociedade tanto no campo dos direitos civis quanto no do retorno aos modelos sociais reacionários expressos pela tríade ‘família da pátria de deus‘”. Isto e verdade. ainda que redutor, pois no projeto da direita pós-fascista encontramos não apenas um grave ataque aos direitos civis, mas também uma ameaça aos direitos econômicos e sociais da classe trabalhadora.

Uma quarta divindade deve ser acrescentada à tríade: a empresa. Esta deusa impõe uma continuidade total com as políticas econômicas neoliberais, assegurada pela própria Giorgia Meloni, que especificou que as atividades empresariais dos patrões não devem ser dificultadas e que o lema do governo será “não perturbar aqueles que querem fazer”. A lista de medidas a favor dos capitalistas, sejam eles pequenos, médios ou grandes, é longa: do “flat tax” à redução de impostos e contribuições sociais à liberalização da circulação de dinheiro liquido, o que abre a porta para a evasão fiscal e todo tipo de fraude.

“Liberdade, liberdade, liberdade”, recitou Meloni; ela deveria ter acrescentado “para explorar”.

Não foi dada nenhuma atenção, pelo contrário, aos cinco milhões de muito pobres, à extensão do desemprego e da precariedade, aos baixos salários e pensões dizimados pela inflação de 12%. Ao invés, são propostas as receitas do presidencialismo e da “autonomia diferenciada” das regiões, o que tornará o sistema ainda mais desigual.

O papel imperialista da Itália foi confirmado, apoiado pela presença de tropas italianas em muitos países do mundo para defender seus interesses. Este papel, no entanto, está intimamente ligado à coalizão imperialista ocidental liderada pelos EUA, e o novo governo garante plena adesão à Nato e total apoio aos projetos de rearmamento.

Em continuidade com os valores do fascismo, não apenas a pátria está sendo fortalecida, mas também a família, incluindo forte apoio e proteção para a família tradicional e “um plano maciço para redescobrir a beleza da parentalidade”.

Após a experiência sem precedentes de de três anos de uma pandemia que já custou 180.000 vidas e com um sistema nacional de saúde em colapso, o governo não está fazendo nenhum investimento no setor da saúde e parece estar abandonando qualquer medida significativa para combater uma epidemia que ainda está muito presente, enquanto os processos de privatização do hospital público continuam a se acelerar.

A tentativa de apagar a história e as lutas emancipatórias

Meloni prossegue com uma reconstituição farsesca dos temidos anos 70, esquecendo completamente os terríveis ataques perpetrados pelos fascistas para deter a ascensão do movimento operário. Ela quer apagar a história das grandes lutas sociais e democráticas e apagar o pensamento antifascista e os ideais de liberdade e igualdade que constituíram um senso comum de cidadania na opinião pública italiana, uma cultura social e política que os direitistas sempre odiaram e combateram.

Durante anos, a classe dominante e a mídia as ordens de seus interesses têm tentado fazer com que as pessoas esqueçam a história das lutas sociais e operárias para fazê-las recuar e derrotar o movimento operário; ao abraçar as doutrinas neoliberais, as forças de centro-esquerda também têm contribuído para este objetivo.

Hoje, a história exige responsabilidade frente á ascensão da extrema direita, que, beneficiando-se de um processo de banalização, pensa que pode reunir as condições para sua própria vingança: a de uma restauração identitária, “soberanista” e nacionalista do pais. Só nos resta é lutar até o fim contra este governo dos patrões.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão