Percepções de Bóric e Evo
WhatsApp Image 2022-11-14 at 18.14.01

Percepções de Bóric e Evo

Chega de usar o espantalho da CIA, o inimigo externo, a guerra fria e um único imperialismo para justificar as atrocidades contra a liberdade e a justiça cometidas por Daniel Ortega

Mónica Baltodano 14 nov 2022, 18:59

O presidente chileno Gabriel Boric diz a verdade quando afirma que no domingo, 6 de novembro, foram realizadas “eleições” municipais na Nicarágua e que, de um total de 153 municípios, Ortega se declarou vencedor em todos os 153. E acrescentou: 

“Um processo eleitoral que ocorre sem liberdade, sem justiça eleitoral confiável e com todos os oponentes presos ou proscritos, não é democracia em nenhum lugar do mundo. É verdade ou não que na Nicarágua não há liberdade, nem autoridade eleitoral independente e confiável e que todos os oponentes estão presos ou no exílio?”.

Mas o ex-presidente boliviano Evo Morales, amigo de Ortega, em inescrupulosa “chapuña” – palavra aymara para o ato de revolver arbustos com espinhos -, mistura a verdade de que Salvador Allende foi derrubado por um golpe executado pela CIA com a falsidade que o irmão presidente Boric, ao questionar as eleições municipais, faz coro aos ataques da CIA contra a Nicarágua.

Para milhões de nicaraguenses que vivem na prisão em que Daniel Ortega literalmente transformou nossa pátria, para os revolucionários emblemáticos de 1979 – como Dora María Téllez, presos nas condições mais brutais -, ou no exílio, como quem escreve estas linhas; para as dezenas de milhares que emigraram em busca de liberdade e trabalho em outras partes do mundo, não há dúvida: Em 6 de novembro, o garrote de controle autoritário e repressivo da ditadura de Ortega foi ainda mais apertado, com a autonomeação de 100% dos governos municipais em eleições sem oposição, suspensas todas as garantias constitucionais: livre circulação, informação, expressão, assembleia etc.

Digo a Evo Morales e a outros líderes de esquerda que pensam como ele: chega de usar o espantalho da CIA, o inimigo externo, a guerra fria e um único imperialismo para justificar as atrocidades contra a liberdade e a justiça cometidas por Daniel Ortega!

Basta desta defesa imoral de ditadores e opressores, governantes capitalistas de esquerda, que executam políticas extrativistas, fundos-monetaristas e neoliberais, que fortalecem a ultradireita e o fundamentalismo trumpista e bolsonarista!

Agradeço ao presidente Gabriel Boric e àqueles que desde posições de esquerda são solidários com nossa luta: Obrigada, presidente, por não ficar calado ou fingir insanidade diante das atrocidades cometidas na Nicarágua; obrigada por estar atento ao sofrimento de nosso povo; obrigada por denunciar e exigir liberdade, justiça social e democracia para todos, os distintos valores que inspiraram o presidente Salvador Allende.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão