Aprovação de urgência acelera trâmites da PL das Fake News
48036797723_26a523e9e4_o

Aprovação de urgência acelera trâmites da PL das Fake News

Projeto que visa regulamentar uso das redes sociais vai a votação na semana que vem

Tatiana Py Dutra 26 abr 2023, 11:08

Foto: Pedro França/Agência Senado

Mesmo apertado, o placar de 238 votos favoráveis e 192 contrários permitiu a aprovação da urgência no projeto de lei (PL) 2630, chamado de PL das Fake News, na Câmara dos Deputados. Assim, a matéria poderá ser votada em plenário sem passar pelas comissões. 

A expectativa é que a votação ocorra na próxima terça-feira (2), ainda que parlamentares da oposição pleiteiam a instalação de uma comissão especial para analisar o projeto antes da análise do mérito. A PL visa estabelecer regras para evitar a disseminação de informações falsas nas redes sociais. 

Ainda que não tenha apresentado o parecer oficial sobre o tema no sistema da Câmara, o relator do projeto, Orlando Silva (PCdoB), se reuniu com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e líderes de partidos antes da votação. Na reunião, apresentou os principais pontos do projeto e um esboço do parecer. Para Lira, a proposta assegura a liberdade de expressão nas redes sociais, ao contrário do que afirmam as empresas do setor (e alguns parlamentares bolsonaristas)..

“Há uma narrativa falsa, de grandes plataformas, de que a população terá intervenção na sua internet. Pelo contrário, o que estamos prezando é garantir, na formalidade da lei, os direitos para que uma rede funcione para o que ela deve, e não para situações como, por exemplo, essa questão das escolas”, disse.

Para a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), se aprovado, o PL será “um importante avanço para a regulação das redes sociais e para responsabilizar plataformas por propagação de discursos de ódio e informações falsas”.

“É preciso regular a internet e acabar com o gabinete do ódio, um verdadeiro trampolim criminoso do bolsonarismo”, comentou a parlamentar.

Liberdade de expressão

Além de tentar tumultuar a sessão, parlamentares de extrema direita tentaram conseguir solidariedade pública ao denominar o projeto como “PL da Censura”. No entender da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), isso indica o hábito dessa corrente política em manipular a verdade de forma maliciosa para atender a seus interesses escusos.

“A internet acabou virando uma terra sem lei e não pode ser. É importante ter liberdade de expressão, garantir que as pessoas possam utilizá-la com tranquilidade. O que não pode é haver um paraíso dos crimes nas redes sociais sem que as plataformas se responsabilizem por isso. O relator do projeto, deputado Orlando Silva, está numa peregrinação em diferentes bancadas, dirimindo as dúvidas, apresentando a importância do projeto. Mas a gente sabe que, principalmente, a bancada de extrema direita ou da base bolsonarista se opõem ao projeto justamente porque veem nisso uma forma de coibir a prática de seus crimes. Querem fingir que seria um ataque à liberdade de expressão, sendo que não é disso que se trata; mas de ter uma boa convivência e bom uso nas redes sociais para que ela não seja utilizada para perpetuar a violência política, violência política de gênero, discurso de ódio, racismo, machismo”, opinou. 

A proposta dessa legislação, lembrou Sâmia, não é nova e vem sendo discutida há cerca de três anos, na intenção de regular big techs que atuam no Brasil, como Facebook, Twitter, Google e Telegram. Os avanços e aprimoramentos na proposta devem permitir que autoridades judiciais e policiais tenham ferramentas para coibir a prática de crimes online.

“Hoje, precisam entrar com uma autorização judicial para conseguir, quem sabe, derrubar o conteúdo ou ter acesso à pessoa responsável por ter feito aquilo”, pontou. “Não é um projeto que surgiu do nada. A gente está há anos debatendo. Houve uma série de audiências públicas, entidades de diversos setores foram ouvidas, autoridades, as próprias Big Techs.Teve muito debate, muita construção. Torço muito para que a gente consiga avançar”, completou a deputada.

Sugestões ‘de fora’

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, encaminhou ontem, propostas para o projeto de lei das Fake News. Entre elas, a responsabilização das plataformas “civil e administrativamente” por “conteúdos direcionados por algoritmos, impulsionados e publicitários cuja distribuição tenha sido realizada mediante pagamento ao provedor de redes sociais”.

Outra sugestão é que elas sejam responsabilizadas por contas “inautênticas e redes de distribuição artificial” e por não retirar os conteúdos e contas que descumprirem os outros pontos do projeto de lei; além de uma emenda para que os provedores indisponibilizem imediatamente conteúdos e contas se “verificarem ou existir dúvida” de que estejam veiculando informações ou condutas antidemocráticas ou compartilhando “fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados que atinjam a integridade do processo eleitoral, inclusive os processos de votação, apuração e totalização de votos”. Caso isso não seja feito, a sugestão do TSE é de aplicação de multa de R$ 100 mil a R$ 150 mil por hora.

O governo também remeteu sugestões, como a retirada imediata da internet de conteúdos que possam causar dano iminente de difícil reparação ou que violem direitos de crianças e adolescentes, em resposta aos recentes ataques em escolas em todo o país.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão