Nova edição da Revista Movimento traz dossiê dos 100 anos da morte de Lênin
WhatsApp-Image-2024-01-30-at-09.01.58

Nova edição da Revista Movimento traz dossiê dos 100 anos da morte de Lênin

Leia a apresentação da nova edição da Revista Movimento sobre o centenário de Lênin e assine a Revista!

Camila Souza e Thiago Aguiar 30 jan 2024, 12:09

Imagem: Vittorio Audi

Iniciamos 2024 publicando um dossiê sobre o revolucionário russo Vladimir Lênin, cuja morte completou cem anos em 21 de janeiro. Nele, discutimos o legado do líder da Revolução Russa com artigos que resgatam o cerne da teoria leninista e buscam atualizar seu pensamento diante dos desafios que a esquerda enfrenta neste século XXI.

Em 100 anos sem Lênin, o mais completo líder da Revolução Comunista, Roberto Robaina resgata as tomadas de posição da liderança bolchevique na luta revolucionária russa, evidenciando o método marxista da “análise concreta da situação concreta” que permitiu sua intervenção precisa na luta de classes da época. Em seguida, publicamos entrevista com o dirigente Pedro Fuentes sobre a vida e obra de Lênin. Nela, o entrevistado analisa a ação leninista na Rússia do início do século XX, apontando os acertos de sua estratégia política. Já em Lênin e o Partido que não teme dizer seu nome, Israel Dutra, por sua vez, argumenta a respeito da centralidade que a construção partidária teve ao longos dos anos de ação política do líder bolchevique.

Em seguida, publicamos Para a questão das nacionalidades ou da “autonomização”, carta escrita por Lênin em 1922 na qual, como aponta Danilo Serafim em artigo de introdução ao documento, realiza uma defesa enfática do internacionalismo revolucionário, inaugurando uma polêmica que, nos anos seguintes, ditaria uma das principais diferenças entre os herdeiros dos princípios leninistas diante do stalinismo. Finalmente, com O Estado, a democracia e a revolução: um retorno a Lênin e 1917, resgatamos um importante artigo do filósofo e revolucionário francês Daniel Bensaïd sobre os princípios leninistas da ação no interior de um regime político burguês.

A edição trata, também, da conjuntura brasileira: Giulia Tadini faz um balanço das ações tomadas pelas forças democráticas brasileiras em resposta aos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, apontando seus alcances e ineficiências até o momento. O economista da bancada do PSOL David Deccache, por sua vez, realiza um importante e minucioso balanço dos sentidos da política econômica do primeiro ano do novo governo Lula, a partir do qual fica claro o caráter inequivocamente neoliberal da agenda do ministro Fernando Haddad.

Na mesma seção, Lucci Laporta e Misa Gonçalves, por ocasião do Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, discutem a importância e os desafios transfeminismo no interior da esquerda socialista brasileira. Finalizando a seção nacional, Letícia Chagas analisa a nova Lei Orgânica das Polícias
Militares, apontando, de uma perspectiva político-jurídica, os problemas que ela impõe para a luta pela desmilitarização das polícias no Brasil. Já na seção internacional, Carolina Ucha trata do debate da Questão Palestina no interior da esquerda brasileira a partir dos desdobramentos da guerra promovida por Israel em Gaza.

Em seguida, na nova seção “Notas de Leitura”, publicamos duas resenhas sobre importantes livros lançados no Brasil recentemente. Carla Zanella debate Tudo isso é feminismo?, escrito por Fernanda Melchionna, enquanto Bruno Zaidan trata da defesa da psicanálise realizada em Ciência pouca é bobagem por Gilson Iannini e Christian Dunker. A seguir, em Um comunista militante, Israel Dutra presta sua homenagem ao teórico italiano Antônio Negri, importante figura do comunismo internacional, falecido no último mês de dezembro.

Concluindo a edição, na seção de documentos, republicamos o balanço de Bruno Magalhães e Israel Dutra da VIII Conferência Nacional do Movimento Esquerda Socialista, ocorrida em dezembro de 2023, no qual os autores informam as discussões realizadas e as tarefas que se abrem para a corrente. Finalmente, em Grande greve geral na Argentina: assim se enfrenta a extrema direita, reproduzimos a análise de Israel Dutra sobre a resistência do movimento social argentino às medidas ultraliberais do presidente Javier Milei.

Após 46 edições da Revista Movimento, este número também inaugura uma nova equipe editorial, coordenada por Camila Souza Menezes, com o desejo de sucesso nas novas publicações da revista por Thiago Aguiar, que agora se despede de nosso trabalho editorial.

Boa leitura!

Assine a Revista Movimento em https://assinatura.movimentorevista.com.br/


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão