Moção em solidariedade ao Sindicato Único dos Trabalhadores da Construção e Afins do Panamá (SUNTRACS)
979086

Moção em solidariedade ao Sindicato Único dos Trabalhadores da Construção e Afins do Panamá (SUNTRACS)

Resolução da IV Internacional em solidariedade ao combativo sindicato panamenho perseguido pelo governo do país

Via IV Internacional

Resolução do Comitê Internacional da Quarta Internacional.

Considerando

  1. Que o povo panamenho e suas organizações, incluindo a Alianza Pueblo Unido por la Vida, obtiveram uma vitória no último dia 28 de novembro, após meses de manifestações diárias, mega-marchas de jovens, fechamento de estradas e ruas por moradores, povos indígenas e forças sindicais, juntamente com uma greve de professores que durou mais de um mês, o que forçou a Suprema Corte de Justiça a declarar inconstitucional a lei de contratos que buscava legalizar a exploração contínua de uma mina de cobre, ouro e molibdênio a céu aberto.
  2. Apesar de o governo panamenho ter declarado o fechamento da mina de propriedade da First Quantum, uma empresa com capital norte-americano, chinês e canadense, a mina continua sob seu controle, determinada a retirar do país o material que já extraiu, e na esperança de poder mantê-la em operação se um governo disposto a fazê-lo chegar ao poder nas eleições presidenciais de maio deste ano.
  3. Que, durante o processo de luta, dois educadores e outro participante foram assassinados, assim como líderes de professores, como o professor Diógenes Sánchez, da Associação de Professores da República do Panamá (ASOPROF), foram processados, e as contas do Sindicato Único dos Trabalhadores da Construção e Similares (SUNTRACS) foram fechadas em um banco estatal, seguido pela recusa de todos os bancos em abrir contas para eles, uma ação que não tem precedentes no movimento sindical latino-americano.
  4. Que, apesar de uma declaração oficial do Ministério Público em dezembro de que não havia nenhum processo legal contra a SUNTRACS, na segunda-feira, 26 de fevereiro, foi anunciada uma investigação por suposta lavagem de dinheiro e a prisão de um de seus líderes acusado de fechamento de ruas.
  5. Que a Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (BWI), da qual a SUNTRACS é membro da liderança, está desenvolvendo uma campanha de solidariedade contra essas medidas repressivas.

Resolve

Adotar a campanha de solidariedade aos ativistas e à SUNTRACS, e levá-la a todos os sindicatos e movimentos sociais dos quais participamos, exigindo o fim de toda perseguição e a reabertura das contas do sindicato militante.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão