PSOL lançará candidatura própria à presidência da Câmara 
Câmara dos Deputados

PSOL lançará candidatura própria à presidência da Câmara 

Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) concorrerá contra aliado de Lira por rejeitar indefinição sobre anistia aos golpistas de 8 de janeiro

Tatiana Py Dutra 26 nov 2024, 11:42

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em uma coletiva marcada para a tarde desta terça-feira, o PSOL anunciará a candidatura do deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) à presidência da Câmara dos Deputados. A decisão do partido, que rejeitou apoiar Hugo Motta (Republicanos-PB), ocorre em meio à indefinição do paraibano sobre o projeto que propõe anistia aos envolvidos na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro.

A eleição para a presidência da Câmara está prevista para fevereiro. Hugo Motta, favorito na disputa, conta com o apoio de uma ampla coalizão liderada por Arthur Lira (PP-AL), que abrange desde partidos governistas, como o PT, até siglas da oposição, como o PL. O bloco reúne cerca de 480 dos 513 deputados. No entanto, a postura ambígua de Motta em relação à pauta da anistia gerou desconforto em setores progressistas, motivando o PSOL a apresentar candidatura própria.

“Hugo Motta é a continuidade do modo Lira de presidir. Não se compromete com pautas fundamentais, como a não anistia aos golpistas ou o não retrocesso nas pautas ambientais e de direitos humanos”, afirmou a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

Henrique Vieira, por sua vez, foi enfático em suas críticas. Ele classificou Motta como um “discípulo de Eduardo Cunha”, em alusão ao ex-presidente da Câmara, figura central no impeachment de Dilma Rousseff. 

“Seria frustrante ter uma candidatura única do candidato do Arthur Lira e discípulo do Eduardo Cunha”, declarou. Vieira reforçou que sua candidatura representa “a defesa da democracia e o arquivamento de qualquer projeto que fale em anistia para golpistas”.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 06 dez 2024

A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica

A lutas dos trabalhadores em São Paulo foi um marco na mobilização para melhores jornadas de trabalho.
A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi