PSOL vai à Justiça para derrubar lei inconstitucional aprovada em Porto Alegre
Sessão Extraordinária

PSOL vai à Justiça para derrubar lei inconstitucional aprovada em Porto Alegre

Após silêncio do prefeito, presidente da Câmara Municipal promulgou lei do Escola Sem Partido

Tatiana Py Dutra 11 fev 2025, 11:14

Foto: Fernando Antunes/CMPA

Na última sexta-feira (7), o vereador Roberto Robaina (PSOL) encaminhou à Justiça uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a lei do Escola Sem Partido aprovada em Porto Alegre. A proposta, votada pela Câmara de Vereadores no final de 2024, foi promulgada no dia 5 pela presidente da Casa, a extremista de direita Comandante Nádia Gerhard (PL), após o prefeito Sebastião Melo (MDB), não sancionar e nem vetar a iniciativa. 

Conforme Robaina, o verdadeiro objetivo dessa lei é perseguir a liberdade de cátedra e impor restrições à liberdade de expressão nas salas de aula. A proposta proíbe que professores emitam opiniões pessoais “que possam induzir ou angariar simpatia a determinada corrente político-partidária-ideológica”. Além disso, determina que educadores se abstenham de qualquer prática que possa ser interpretada como tentativa de “cooptar alunos, convencê-los ou arregimentá-los para qualquer prática, ideologia ou partido político”.

O texto também estabelece punições para professores, gestores e representantes de escolas municipais que convidem ou patrocinem terceiros para promoverem atividades dentro do ambiente escolar que contrariem os princípios definidos na norma. A medida se aplica a eventos regulares e obrigatórios ou atividades avaliadas, abrindo margem para interpretações subjetivas que podem levar à perseguição de educadores e à censura no ensino.

STF já declarou inconstitucionalidade de projetos similares

A aprovação da lei em Porto Alegre ignora precedentes do Supremo Tribunal Federal. Em 2020, o STF declarou inconstitucional uma legislação estadual de Alagoas que seguia a mesma lógica do Escola Sem Partido, com nove votos contrários e apenas um favorável. Na ocasião, os ministros destacaram que a norma feria a liberdade de cátedra, um princípio constitucional que garante autonomia ao ensino e protege professores contra censura.

Especialistas em direito e educação alertam que a lei promulgada pela Câmara de Porto Alegre pode ser rapidamente questionada judicialmente e derrubada, seguindo o mesmo destino de outros projetos semelhantes pelo país. Além disso, entidades educacionais apontam que a medida contribui para um ambiente de intimidação nas escolas, prejudicando a qualidade do ensino e limitando debates fundamentais para a formação crítica dos estudantes.

“Eu entrei na Justiça porque, apesar de ser um defensor do estado democrático em que há divisão de poderes o poder Legislativo tenha mais peso, tal o nível de disfuncionalidade e de precariedade da nossa democracia, nós temos muitos legislativos municipais – no caso de Porto Alegre, isso é gritante – que fazem leis contrárias à Constituição. Nossa Constituição, apesar de seus limites, tem muitos valores ligados à Declaração Universal dos Direitos Humanos, e é isso que essa turma não aceita”, observa Robaina.. 


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores