Todos às ruas: Derrubar Temer e suas reformas!

Contra a corrupção! Eleições Gerais Já!

Secretariado Nacional do MES 18 maio 2017, 18:36

A revelação ocorrida na noite de ontem (17), dos diálogos entre o presidente da JBS e o presidente Michel Temer, como mais uma etapa da Operação Lava-Jato, nocauteou o governo de forma fulminante. As gravações envolvendo diretamente Temer na compra do silêncio de Eduardo Cunha mudam a situação política, colocam o governo contra as cordas e ferem de morte também Aécio Neves.

O grito “Fora Temer” ecoou nas ruas das principais cidades do país, com direito a panelaços durante a noite, concentrações na Avenida Paulista e em Brasília. Para hoje (18), estão marcados atos em todas as capitais, como expressão do descontentamento contra o governo corrupto de Michel Temer.

É hora de tomar as ruas. No caldo da Greve Geral vitoriosa de 28 de abril e na ante-sala da marcha dos 100 mil, marcada dia 24 de maio em Brasília, precisamos seguir mobilizados para derrubar Temer e lutar por novas eleições gerais. Necessitamos defender continuidade da Lava-Jato para desmontar até o final este sistema político corrupto. Mas a construção do novo não pode vir de nenhuma instituição deste Estado. Somente o povo mobilizado pode dar uma saída positiva para a crise. A mobilização popular e a extensão das investigações são fundamentais para evitar a aprovação no Congresso de medidas reacionárias e antipovo como a Reforma Trabalhista e da Previdência.

A burguesia vai tentar estancar a crise com uma saída antidemocrática, provavelmente com eleições indiretas. Mas o povo não pode aceitar que seu destino seja colocado nas mãos deste Congresso corrupto. Estamos num momento histórico. Sem junho de 2013 não estaríamos nele. Sem a operação Lava Jato também não. Momentos históricos são os que mudam um país. A questão é para onde. Nossa proposta é que seja para empoderar os trabalhadores e o povo.

Defendemos a necessidade de unificar todas as forças políticas e sociais em defesa da convocação imediata de novas eleições diretas para presidente e em todos níveis.

A soberania deve ser do povo. As organizações populares, camponesas, e operárias, as associações de profissionais liberais e as instituições que representam a população trabalhadora de modo geral precisam se fortalecer. É verdade que ainda não tem força nem muito menos unidade ao redor de um projeto para assumir o controle do país. Mas este é nosso objetivo estratégico. A crise não será solucionada sem o empoderamento do povo. Por isso uma política de transição, além de fortalecer a auto-organização e a mobilização democrática, passa também por defender uma Assembleia Popular Constituinte, convocada com regras amplamente democráticas, para liquidar as reformas reacionárias, enterrar este regime político moribundo e reorganizar o país com novas bases.

O PSOL e a esquerda social tem a tarefa histórica de ampliar e fortalecer a luta para defender essas bandeiras. Devemos convocar e participar das manifestações em todo país. Não sairemos das ruas até Temer cair!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão