Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

Leituras Brasileiras: Formação nacional e reversão neocolonial

Reproduzimos o primeiro episodio de uma série de vídeos realizada pela página Leituras Brasileiras com o professor e economista da Unicamp.

A Revista Movimento começa a reproduzir hoje em nosso site uma série produzida pelo Leituras Brasileiras na qual o professor e economista Plínio de Arruda Sampaio Jr. – entrevistado pelo 5º número de nossa edição impressa – revisa temas clássicos da formação social brasileira e analisa a situação do Brasil contemporâneo à luz de autores como Florestan Fernandes, Caio Prado Júnior e Celso Furtado.

Na primeira seção, Plínio fala de temas como a formação nacional, o processo de reversão neocolonial em curso no país e a revolução brasileira.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

A décima terceira edição da Revista Movimento dedica-se ao debate sobre os desafios da esquerda socialista no Brasil diante da crise nacional que se desenrola há anos e do governo Bolsonaro. Para tanto, foram convidados dirigentes do PSOL, do MES e de outras organizações revolucionárias que atuam no partido. O dossiê sobre a estratégia da esquerda e o PSOL reflete os desafios da organização de um polo socialista no interior do partido. Há também, na seção nacional, reflexões sobre a crise econômica brasileira, as revelações de The Intercept e as lutas da juventude e da negritude. As efemérides do centenário da escola Bauhaus e do cinquentenário do levante de Stonewall também aparecem no volume, além da tese das mulheres do MES para o Encontro de Mulheres do PSOL.

Ilustração da capa da Revista Movimento

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista