Leituras Brasileiras: Formação nacional e reversão neocolonial

Leituras Brasileiras: Formação nacional e reversão neocolonial

Reproduzimos o primeiro episodio de uma série de vídeos realizada pela página Leituras Brasileiras com o professor e economista da Unicamp.

Plínio de Arruda Sampaio Jr. 21 jul 2017, 13:09

A Revista Movimento começa a reproduzir hoje em nosso site uma série produzida pelo Leituras Brasileiras na qual o professor e economista Plínio de Arruda Sampaio Jr. – entrevistado pelo 5º número de nossa edição impressa – revisa temas clássicos da formação social brasileira e analisa a situação do Brasil contemporâneo à luz de autores como Florestan Fernandes, Caio Prado Júnior e Celso Furtado.

Na primeira seção, Plínio fala de temas como a formação nacional, o processo de reversão neocolonial em curso no país e a revolução brasileira.


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Capa da última edição da Revista Movimento
Publicamos a décima sétima edição da Revista Movimento ainda sob o impacto da pandemia da Covid-19. Em todo o mundo, as contradições acumulam-se. Este volume está dedicado à análise de várias dimensões desta verdadeira crise global e de seus desdobramentos. Com destaque, tratamos da mobilização antirracista nos Estados Unidos e no mundo, iniciada após o assassinato de George Floyd, e da situação brasileira, discutindo a crise do governo Bolsonaro e as recentes manifestações dos trabalhadores por aplicativos.