Leituras Brasileiras: Formação nacional e reversão neocolonial

Leituras Brasileiras: Formação nacional e reversão neocolonial

Reproduzimos o primeiro episodio de uma série de vídeos realizada pela página Leituras Brasileiras com o professor e economista da Unicamp.

Plínio de Arruda Sampaio Jr. 21 jul 2017, 13:09

A Revista Movimento começa a reproduzir hoje em nosso site uma série produzida pelo Leituras Brasileiras na qual o professor e economista Plínio de Arruda Sampaio Jr. – entrevistado pelo 5º número de nossa edição impressa – revisa temas clássicos da formação social brasileira e analisa a situação do Brasil contemporâneo à luz de autores como Florestan Fernandes, Caio Prado Júnior e Celso Furtado.

Na primeira seção, Plínio fala de temas como a formação nacional, o processo de reversão neocolonial em curso no país e a revolução brasileira.


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Capa da última edição da Revista Movimento
O MES completa 20 anos. A edição n. 14-15 da Revista Movimento é dedicada por completo ao importante evento que marca duas décadas de nossa história. Apesar de jovens, podemos dizer que poucas organizações na história política da esquerda brasileira alcançaram essa marca com tamanho vigor. Longe de autoproclamação, desejamos transformar nossos êxitos em força social e militante para novos e amplos impulsos. Ainda não cumprimos uma maratona, mas nossa história sem dúvida deixou para trás a visão de curto prazo, que alguns adversários nos chegaram a prognosticar. Diante das muitas provas, vitórias e algumas derrotas, podemos celebrar e somar forças para enfrentar as tarefas imediatas: derrotar a tentação autoritária de Bolsonaro e avançar na construção de uma alternativa socialista.