Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

Para a liberdade e luta

Em homenagem à data de nascimento do poeta, reproduzimos um de seus poemas desejando que suas palavras possam seguir inspirando nossos leitores na luta por um mundo melhor.

Adria Meira
Adria Meira

P

aulo Leminski nasceu em 24 de agosto de 1944 em Curitiba. Morreu na mesma cidade apenas 44 anos depois. É considerado um dos principais poetas brasileiros da segunda metade do século passado. Em homenagem ao aniversário da data de nascimento do autor, publicamos o poema intitulado Para a liberdade em luta, no qual faz alusão à antiga corrente trotskista brasileira. Assim, a Revista Movimento deseja que suas palavras possam seguir inspirando nossos leitores na luta por um mundo melhor.

Para a liberdade e luta

Me enterrem com os trotskistas
na cova comum dos idealistas
onde jazem aqueles
que o poder não corrompeu

Me enterrem com meu coração
na beira do rio
onde o joelho ferido
tocou a pedra da paixão.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Publicamos a décima edição de nossa Revista Movimento. Dessa vez, celebramos os 80 anos de fundação da IV Internacional, comemorados em setembro de 2018, com uma seção especial. Há, também, artigos na seção internacional e de teoria. Fechamos esta edição quando a eleição brasileira se encerrava. Como não poderia deixar de ser, nesta décima edição de Movimento, apresentamos nossas primeiras análises sobre os resultados eleitorais. Sabemos que a vitória de Jair Bolsonaro trará graves ataques à classe trabalhadora e ao povo brasileiro. Estaremos com nosso povo, lutando em defesa das liberdades democráticas e de nossos direitos. Mais uma vez, esperamos que a revista seja uma ferramenta útil de construção e formação para nossos camaradas. Boa leitura!

Solzinho

Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky

Leon Trotsky Joseph Stalin

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista