Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

Para a liberdade e luta

Em homenagem à data de nascimento do poeta, reproduzimos um de seus poemas desejando que suas palavras possam seguir inspirando nossos leitores na luta por um mundo melhor.

Adria Meira
Adria Meira

P

aulo Leminski nasceu em 24 de agosto de 1944 em Curitiba. Morreu na mesma cidade apenas 44 anos depois. É considerado um dos principais poetas brasileiros da segunda metade do século passado. Em homenagem ao aniversário da data de nascimento do autor, publicamos o poema intitulado Para a liberdade em luta, no qual faz alusão à antiga corrente trotskista brasileira. Assim, a Revista Movimento deseja que suas palavras possam seguir inspirando nossos leitores na luta por um mundo melhor.

Para a liberdade e luta

Me enterrem com os trotskistas
na cova comum dos idealistas
onde jazem aqueles
que o poder não corrompeu

Me enterrem com meu coração
na beira do rio
onde o joelho ferido
tocou a pedra da paixão.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Na quinta edição da Revista Movimento, trazemos ao público um especial sobre a crise brasileira. Nele, publicamos longa entrevista com o economista Plinio Sampaio Jr., que oferece instigante diagnóstico do fracasso da política econômica conduzida pelos governos do PT. Fecham a seção dois artigos sobre o poder das corporações no capitalismo global e a teia corrupta que estabelecem com Estados e governos. Um conjunto de artigos sobre a situação internacional aborda as dificuldades enfrentadas pelo governo Trump, a crise na Venezuela e o avanço das lutas no Peru.

Abaporu

Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky

Leon Trotsky Joseph Stalin

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista