Para a liberdade e luta

Em homenagem à data de nascimento do poeta, reproduzimos um de seus poemas desejando que suas palavras possam seguir inspirando nossos leitores na luta por um mundo melhor.

Paulo Leminski 24 ago 2017, 21:13

P

aulo Leminski nasceu em 24 de agosto de 1944 em Curitiba. Morreu na mesma cidade apenas 44 anos depois. É considerado um dos principais poetas brasileiros da segunda metade do século passado. Em homenagem ao aniversário da data de nascimento do autor, publicamos o poema intitulado Para a liberdade em luta, no qual faz alusão à antiga corrente trotskista brasileira. Assim, a Revista Movimento deseja que suas palavras possam seguir inspirando nossos leitores na luta por um mundo melhor.

Para a liberdade e luta

Me enterrem com os trotskistas
na cova comum dos idealistas
onde jazem aqueles
que o poder não corrompeu

Me enterrem com meu coração
na beira do rio
onde o joelho ferido
tocou a pedra da paixão.


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Esta é a vigésima primeira edição da Revista Movimento, dedicada aos debates em curso do VII Congresso Nacional do PSOL. Nela encontram-se artigos de análise, polêmica e discussão programática para subsidiar os debates de nossos camaradas em todo o país e contribuir com a batalha pela pré-candidatura de nosso companheiro Glauber Braga à presidência da República pelo PSOL. A edição também conta com análises de importantes questões internacionais contemporâneas e de outros temas de interesse, como os desafios da luta pelo “Fora, Bolsonaro” e as crises hídrica e elétrica no Brasil. Num ano de 2021 ainda marcado pela tragédia da pandemia da Covid-19 e pelo descaso criminoso de governos em todo o mundo, lamentamos a perda de nosso grande camarada Tito Prado (1949-2021), militante internacionalista e dirigente de Nuevo Perú. A ele dedicamos esta edição de nossa revista e, em sua homenagem, publicamos artigos em sua memória. Boa leitura!