“Polícia Federal – A Lei é para Todos” e a ilusão da neutralidade

O filme de Marcelo Antunez traz diálogos mal construídos que permeiam lugares-comuns do imaginário brasileiro sobre as instituições políticas do país.

Maria Estela Andrade 26 set 2017, 12:48

Se, como diria Maria Rita Galvão, a forma de significar, significa, logo, a neutralidade é uma ilusão. Dessa forma, o que podemos pensar em relação a um filme ficcional – mesmo que não se ponha dessa forma – sobre uma investigação ainda em curso e que coloca em cheque o sistema político de uma nação ?

Todo significado se forma dentro de um contexto e, para o audiovisual brasileiro, o momento não é dos mais animadores. Mesmo com a nomeação da experiente produtora Débora Ivanov para a diretoria da ANCINE, há incertezas sobre a continuidade do Fundo Setorial do Audiovisual, um dos principais estímulos à produção no país. Neste cenário, toda obra financiada via leis de incentivo torna-se um ponto de resistência, mas, nem sob essa perspectiva é possível defender o filme “Polícia Federal – A Lei é para Todos”, que retrata a Operação Lava-Jato, inteiramente financiado por investidores privados.

Dirigido por Marcelo Antunez, o filme até instiga o público nos primeiros minutos, no entanto, o ritmo rapidamente se perde e a narração (para o desespero de muitos roteiristas) torna-se redundante junto a diálogos mal construídos e que permeiam lugares-comuns do imaginário brasileiro sobre as instituições políticas do país (mas não seria o papel da arte justamente questionar o senso comum e propor novas alternativas?) – nada funciona na república das bananas. A sutileza permitida pelo cinema não está presente, mas quem dera esse fosse o único problema do filme em relação ao roteiro; um indicativo de romance e um drama familiar que não se desenrola compõe a estrutura da película e tentam convencer o(a) espectador(a) de que os investigadores são “gente como a gente”. Diferente da realidade brasileira, em que a cada semana nos deparamos com um ponto de virada, a falta de trama torna a narrativa arrastada, trabalha-se muito apenas a exposição dos fatos, mas pouco as emoções que eles mobilizam, nada digno do House of Cards que é a realidade de Brasília.

A falta de tato torna o doleiro Alberto Youssef uma personagem cômica e carismática, enquanto o ex-presidente Lula, interpretado por Ary Fontoura (escolha que arranca risos da plateia), é apenas um velho carrancudo e mau humorado, com distorção das piadas e o tom de voz do petista, ignorando que sua condução coercitiva e depoimento tenham sido transmitidos em cadeia nacional no horário nobre, com direito a uma releitura teatral de William Bonner. A princípio, poderíamos imaginar que o juiz Sérgio Moro seria figura de peso no filme, no entanto, sua participação se reduz a um mero assinador de papeis (uma pessoa desinformada não entenderia o motivo de esse homem ter sido recebido com tanta festa por pessoas vestidas com as cores da bandeira). Porém é em Ivan que o público cria sua identificação. O delegado chefe da investigação representa o típico cidadão médio: tenta não pender para nenhum dos lados, afinal, tudo está perdido, mas ainda assim tenta acreditar que pequenas mudanças e algumas prisões irão manter o sistema e restaurar uma paz que nunca existiu.

Quanto à direção, não há um estilo próprio, mas também não vemos referências que perdurem. Câmera na mão, zoom e planos estáticos são misturados sem propósito, revelando certo amadorismo, que se confunde com uma mistura de gêneros; em duas horas, é passado da ação à investigação e ao drama.

Apesar de levar em conta os fatos ocorridos até março de 2016, não há menção a dois grandes astros da corrupção brasileira: Michel Temer e Aécio Neves, nem quando os maiores escândalos políticos são listados (por uma narração, claro) é feita menção direta e clara ao PMDB e ao PSDB; nem mesmo a ex-presidenta Dilma Rousseff é muito lembrada, o que nos leva a classificar a obra como uma propaganda anti-lulista para a classe média órfã de quem a levou às ruas. Talvez essas sejam cenas dos próximos capítulos, já que é esperada uma trilogia.

Os que se desesperaram com o lançamento de “Polícia Federal – A Lei é para Todos” podem ficar tranquilos, pois essa não é uma obra que contribui para impulsionar a onda conservadora; sua única contribuição é reforçar o imaginário popular de que a produção cinematográfica brasileira não vale a pena.

Em resposta à pergunta da personagem inspirada em Deltan Dallagnol, que se questiona a quem serve o que está sendo feito, é possível responder que, no caso dessa película, a ninguém.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão