Uma verdade incômoda: a mudança climática

O furacão Irma que atingiu o Caribe e a Flórida no começo desse mês é mais um sinal inequívoco do processo de mudança climática que o mundo atravessa.

Alberto Acosta 24 set 2017, 14:24

Irma, o grande furacão que atingiu o Caribe e a Flórida, traz à memória – de novo – uma verdade incômoda: a mudança climática, inocultável para além dos discursos elaborados pelo poder e a ignorância. Fenômenos naturais cada vez maiores e mais destrutivos sacodem o mundo. Inundações e secas, frios e calores extremos, tanto quanto os recentes furacões, são notícia cotidiana em todas as esquinas do planeta. Segundo afirma a grande maioria dos cientistas, esses fenômenos naturais – como cavaleiros climáticos do apocalipse – são a consequência global do aumento das temperaturas e das variações climáticas extremas. E isto recém começa… A razão nos diz que esta cadeia de catástrofes causadas por desordens climáticas severas deveria demolir as posições negacionistas. Mas o tema não é fácil. O poder geralmente não se rege pela razão, menos ainda aquela daqueles que imaginam um mundo em paz e fraternidade. Mais comum é que a razão se atrofie ao gosto e prazer do poder.

Só pensemos em posições como as de Donald Trump, para quem a mudança climática é um “conto inventado pelos chineses”. Semelhantes leituras, às vezes caindo no ridículo, no fundo escondem os compromissos adquiridos com poderosos interesses. E neste perverso mundo onde a pós-verdade é filha da modernidade capitalista pura e dura, não faltam os “cientistas” que encontram outras explicações para estes fenômenos naturais. Tampouco faltam os que estão convencidos que os problemas se resolvem pela tecnologia e a técnica, nem os que já fazem contas das utilidades a obter remediando o destruído ou construindo obras para afrontar os próximos e inevitáveis e cada vez mais dantescos fenômenos climáticos. Sem minimizar por nada a busca de respostas científicas ao problema, é hora de politizá-lo globalmente. Não basta que alguns dias as grandes mídias priorizem a cobertura jornalística do que está sucedendo. Para completar, seu fugaz interesse geralmente combina-se com reportagens tendenciosas. Além disso, repetir uma e outra vez que “já sabemos o que está por vir” é fútil.

Urge ir mais além e revisar todos esses feitos para estabelecer as correspondentes inter-relações, suas causas e seus responsáveis, que sim existem. Não há dúvida de que vamos enfrentar novas tragédias. Devemos nos preparar, mas isso não basta. Cabe conhecer as origens e alcances destes complexos fenômenos, ao tempo que debatemos as políticas da crise que acabamos de presenciar e também aquelas políticas radicais que necessitamos para prevenir – ou ao menos para minimizar – os impactos de novas crises. E, sobretudo, há que nomear as origens e os causadores destes problemas com transparência e conectando seus principais nós: extrativismos vorazes, consumismo exacerbado, contaminação imparável, desperdícios até programados, subsídios a combustíveis fósseis, racismo ambiental, inequidades socioeconômicas… Notemos igualmente que os recursos orçamentários disponíveis para enfrentar esta avalanche em crescimento são exíguos ao comparar-se, por exemplo, com os enormes, prejudiciais e insultantes gastos em armas e segurança repressiva, causadores – por sua vez – de graves problemas sociais, políticos e inclusive ambientais. Em uma linha similar estariam os multimilionários recursos destinados aos resgates bancários. Aproveitemos o momento para propor soluções globais profundas. Há que impulsionar medidas que reduzam drasticamente as emissões de gases de efeito estufa, algo factível se diminui o consumo e a extração de cada vez mais petróleo, carbono e gás; apoiando iniciativas como a proposta – do Equador – para deixar no subsolo o cru no Yasuní. Requeremos repensar integralmente nossas cidades e seus sistemas de transporte.

Igualmente necessitamos repensar o campo como provedor crucial do alimento com o qual as cidades sobrevivem. Os padrões de consumo devem mudar profundamente. Em suma, a organização das sociedades não pode seguir como até agora: com grupos relativamente reduzidos de população que consomem acima de suas capacidades – e inclusive acima de suas necessidades – enquanto o resto – quase a totalidade de habitantes do planeta – vive tratando de emular os privilegiados, em um sobre-esforço condenado à frustração permanente.

Chamar as coisas pelo seu nome nos obriga a superar conceitos fracos de conteúdo, como aquele de antropoceno, uma armadilha nada casual. Falemos sem rodeio de capitaloceno. Não negamos que a humanidade provoca os tremendos desajustes que hoje vive a Terra, mas a responsável não é qualquer humanidade, é a humanidade do capitalismo. Uma civilização que sufoca a vida tanto dos seres humanos como da natureza a fim de alimentar o poder que conhecemos como o nome de capital. E nesse empenho de chamar as coisas como são, caberia renomear os monstruosos furacões e fenômenos extremos por seus verdadeiros nomes: Chevron-Texaco em vez de Irma, British Petroleum em vez de Harvey, Exxon em vez de Maria…

Só a verdade servirá para construir nossa emancipação!

(Artigo publicado originalmente no site Rebelión. Tradução de Marcelo Martino.)


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão