Marea Socialista defende o direito do povo da Catalunha a decidir seu destino

Em artigo integrante de dossiê preparado pelo Portal de la Izquierda, venezuelanos saem defesa do povo catalão e organiza manifestação.

Marea Socialista 3 out 2017, 11:27

Desde a aprovação do referendo do 1 de outubro, Catalunha ocupa o centro das notícias no Ocidente. Mobilizações, debates políticas e até uma tentativa de “Golpe de Estado” por parte do governo de Mariano Rajoy se sucederam sem conseguir esmagar a vontade do povo catalão de se expressar sobre sua relação com o Estado Espanhol.

A repressão por parte do Estado Espanhol contra o povo de Catalunha convenceu aos vacilantes e fez pronunciar-se contra tanta arbitrariedade aos que duvidavam ou inclusive ainda duvidam do referendo. É que as medidas adotadas por Rajoy mostram seu verdadeiro rosto autoritário. Suspensão de fato da autonomia catalã, controle econômico de suas finanças, que os mossos 1 passem a ser dirigidos pelo Ministério do Interior, invasões de instituições públicas e detenções completamente arbitrárias, mas estas decisões não afetam somente a Catalunha, proibições de atos por quase toda a Espanha, entre muitas outras medidas autoritárias. Tudo para impedir que um povo possa expressar.

A ofensiva brutal do Estado Espanhol mostra por oposição, a justa reclamação de uma nacionalidade oprimida. Não se trata aqui de polemizar sobre números, não importa se a convocatória do referendo foi mais ou menos ampla no Parlamento catalão. Ou é mais ou menos legítima. Tampouco se trata de opinar desde fora se é correto e oportuno ou não a demanda de independência que se expressa nas ruas de Barcelona e o no resto das cidades catalãs, se trata de reconhecer que é uma decisão que só lhe compete o povo catalão. Do que se trata aqui é de defender um princípio universal: o direito à autodeterminação das nacionalidades e dos povos oprimidos.

Da mesma maneira que rechaçamos a ingerência norte-americana a nosso país, Venezuela e lutamos contra o avanço autoritário, a suspensão de referendos e eleições, ou a manipulação das mesmas, por parte do governo de Maduro. De igual maneira que repudiamos a utilização de tribunais militares para julgar civis em nosso país. Acreditamos que os elementares direitos democráticos se defendem para todos, em todas as partes. Por isso, hoje nos solidarizamos com o povo catalão contra a repressão e agressão do governo do Estado Espanhol e reivindicamos e nos solidarizamos incondicionalmente com o direito desse povo a decidir seu próprio destino.

Em Caracas, convocamos para participar e acompanhar a convocatória da Fundación Pakito Arriaran em frente ao consulado da Espanha no sábado (30/09), às 11 da manhã, para expressar nossa solidariedade com o povo da Catalunha.

(Artigo publicado em dossiê sobre a independência catalã organizado pelo Portal de la Izquierda)


Corpo policial da Catalunha


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão