Pronunciamento da família de Santiago Maldonado

Leia aqui a declaração redigida pelos familiares do ativista argentino encontrado morto na última semana.

Família de Santiago Maldonado 25 out 2017, 13:48

O corpo encontrado no Rio Chubut é o de Santiago.

A incerteza sobre seu paradeiro terminou. O calvário que nossa família iniciou no mesmo dia em que soubemos de sua desaparição não terminará até obter Justiça.

Muito pouco podemos dizer sobre nossos sentimentos diante da confirmação da identidade de Santiago: esta dor não pode ser expressa em palavras.

As circunstâncias do encontro do corpo nos geram muitas dúvidas. Acreditamos que é o momento de avançar com firmeza na investigação e deixar trabalhar sem pressões o Juiz Geral. Necessitamos saber o que aconteceu com Santiago e quem são os responsáveis por sua morte. Todos. Não só quem lhe tirou a vida, mas também os que, por ação ou omissão, colaboraram para o encobrimento e prejudicaram o processo de busca.

Estávamos certos ao reclamar pela inação, ineficácia e parcialidade do Juiz anterior na tramitação da causa. Nos segue sendo inexplicável a negativa do Governo Federal diante do oferecimento de colaboração de especialistas da ONU, de comprovada experiência internacional. Ninguém poderá tirar de nossas cabeças que poderia ter sido feito muito mais e muito antes.

Aos meios de comunicação, às organizações sociais, de direitos humanos, gremiais às pessoas que nos têm acompanhado nas marchas por Santiago, pedimos-lhes que sigam mantendo o pedido de Justiça, com mais força que nunca e pacificamente. Às forças políticas, que façam o maior esforço para apoiar e garantir todas as ações que nos ajudem a encontrar a Verdade e alcançar a Justiça.

A morte de Santiago não deve ser motivo de divisões ou propostas interessadas. Ninguém tem direitos sobre a dor desta família, à qual pedimos respeito.

Por Santiago, por nós.

(20 de outubro de 2017)


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão