Superar o stalinismo para avançar a luta LGBT

O PC da Grécia, depois de ter votado contra o casamento igualitário no parlamento em 2016, agora se opõe à lei que despatologiza as pessoas trans.

Bruno Zaidan 19 out 2017, 14:43

O stalinismo novamente cumpre um papel retrógrado na luta das LGBTs. O PC da Grécia, o KKE, depois de ter votado contra o casamento igualitário no parlamento em 2016, agora se opõe à lei que despatologiza as pessoas trans. O KKE é a seção grega do PCB no Brasil, que inclusive se encontram neste momento no encontro de partidos stalinistas na Rússia. Mas ao contrário do stalinismo colorido do PCB, que tem um mínimo de debate LGBT, o KKE cumpre seu papel histórico de freio das lutas fundamentais que acontecem.

Não reconhecem, portanto, que não existe emancipação humana sem que as LGBTs se emancipem também. Isso não vem de hoje. A revolução russa foi um motor fundamental da libertação humana, e uma de suas medidas foi descriminalizar as relações homossexuais e a transgeneridade. Sob Stálin, no entanto, as leis dos tempos czaristas ressurgiram, criminalizando a homossexualidade e impondo pena de trabalho forçado para quem cometesse o tal “delito”.

No ano em que se completam 50 anos da morte de Che Guevara, o debate sobre a LGBTfobia no regime cubano tem aparecido muito. E é preciso dizer que isso também é parte da herança nefasta do stalinismo. As leis anti-LGBT de Stálin inspiraram as UMAP (Unidades Militares de Ajuda à Produção), que na prática, para as LGBT, serviram como uma forma de humilhação e violência, com objetivo de transformar os homossexuais em “homens” por meio do trabalho forçado. Isso não significa que os avanços da revolução cubana não devam ser valorizados, mas sim que é preciso aprender com esses erros e ressaltar o papel que as LGBT tiveram enfrentando essas unidades e as derrotando, o que foi essencial para o avanço do projeto de emancipação da sociedade, embora ainda tenha muito a avançar, por óbvio.

Hoje, os stalinistas mostram que não aprenderam com isso, nem com a revolução russa e muito menos com as lutas por liberdades democráticas que vieram no pós guerra. Defendem que essas lutas não dizem respeito aos trabalhadores, e se fecham em um debate economicista que não reconhece a opressão como um mecanismo de superexploração da força de trabalho, uma visão muito limitada da realidade.

Afinal, a exploração da força de trabalho das travestis e pessoas trans, das bichas, das sapatões é parte integral da dominação capitalista. Não é à toa que 90% das travestis e pessoas trans estejam na prostituição, e às poucas que não estão sobrem apenas vagas no telemarketing, bem como muitas LGBTs acabam trabalhando em redes de fast food ou outro tipo de emprego precarizado, ou então servindo de exército de reserva.

A esquerda precisa reconhecer, formular para e ser ponta de lança na luta contra a LGBTfobia e contra esse sistema que oprime e explora a classe trabalhadora e em particular as mulheres, negras e negros e LGBTs, superando os entraves que essa velha lógica stalinista impõe. Só assim para que possamos seguir construindo um projeto de transformação global da sociedade, e não apenas uma reedição de velhas estruturas.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão