Agir e reagir frente a nova lei trabalhista

A classe trabalhadora precisa avançar na proteção dos seus direitos e barrar a aplicação destas novas regras.

Etevaldo Souza Teixeira 3 nov 2017, 14:21

As mudanças que entram em vigor no dia 11, a partir da Lei 13.467/2017, ainda continuam com muitas controvérsias. O governo deve dar um tempo e verificar a reação dos empresários, trabalhadores e do próprio judiciário. Porém, o tempo não para, e algumas categorias já começam a se movimentar para incluir “cláusulas de salvaguardas”. No entanto, setores da patronal declaram que a reforma trouxe segurança jurídica e que irá gerar mais emprego.

Os empresários estão com diferentes reações e, algumas empresas estão em compasso de espera e se preparando, através de palestras e treinamento das áreas de recursos humanos, para implementar as novas regras. A montadora Mercedes Benz e Empresa Thussentkurpp se preparam para aplicação das medidas. Por outro lado, as lojas Riachuelo planejam incorporar os contratos intermitentes para os horários e dias de pico. Inclusive, já há propaganda como do grupo Sá Cavalcante que oferecem o salário de R$ 4,45 por hora para jornada de cinco horas aos sábados e domingos em lojas do shopping.

Os sindicatos estão buscando garantir a cláusula de salvaguarda para impedir a aplicação das normas prejudiciais aos trabalhadores. O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, com data base neste mês, incluiu o seguinte na Convenção Coletiva: “a cláusula estabelece que qualquer mudança precisa ser negociada com o sindicato”. A base dos metalúrgicos do ABC é de 73 mil trabalhadores e, 59 mil já concordaram com a proposta por 2 anos. No entanto, a grande maioria dos sindicatos e trabalhadores aguardam as modificações que o próprio governo poderá estabelecer e, principalmente qual será a reação do judiciário.

O judiciário, como a Anamatra tem se pronunciado e informa de o quanto a nova lei é problemática e denuncia que muitas das normas estabelecidas são inconstitucionais, não podendo ser aplicadas. Segundo alguns os problemas de ordem processuais poderá reduzir as reclamatórias trabalhistas. Também, sabe-se que muitas empresas podem aplicar de maneira abusiva a própria lei, como se tudo pudessem.

É hora de agir e reagir, chamar a unidade do conjunto das categorias e organizar grandes eventos de discussão, palestras e principalmente, construir uma forte mobilização, independentemente, de estarem com data base a ser vencida. A nova lei é um retrocesso em nossos direitos. A classe trabalhadora precisa avançar na proteção dos seus direitos e barrar a aplicação destas novas regras.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão