Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

Carl Sagan e o socialismo

Em memória a Carl Sagan, divulgador científico que hoje completaria 83 anos, reproduzimos um trecho de uma entrevista na qual ele foi perguntado se é socialista.

Carl Sagan. Reprodução
Carl Sagan. Reprodução

Carl Edward Sagan (New York, 09/11/1934 — Seattle, 20/12/1996) foi um astrônomo, cosmólogo, escritor e divulgador científico. É autor de mais de 600 publicações e mais de 20 livros de ciência e ficção científica. Um dos mais conhecidos é Cosmos, que inspirou uma popular série de TV em 1980.

Em memória a Carl Sagan, no dia em que completaria 83 anos, reproduzimos um trecho de uma entrevista que concedeu à CNN em 1996. O jornalista perguntou se ele é socialista e esta foi a sua resposta:

Eu não tenho certeza o que seria um socialista, mas eu acredito que o governo tem a responsabilidade de cuidar das pessoas. Eu não estou falando de caridade, mas de tornar as pessoas auto-suficientes, capazes de se cuidar.

Há países que são perfeitamente capazes de fazer isso. Estados Unidos é um país extremamente rico, perfeitamente capaz de fazer isso, mas escolhe não fazer. Escolhe ter moradores de rua.

Somos o 19º no mundo em mortalidade infantil. 18 outros países salvam as vidas de seus melhores do que nós. Como? É que eles simplesmente gastam mais dinheiro com isso. Eles se preocupam com seus filhos mais do que nós se preocupamos com os nossos.

Eu acho que isso é uma vergonha. Este país tem uma vasta riqueza. Basta olhar para o que algo como o Star Wars (Strategic Defensive Initiative). O dinheiro gasto em Star Wars já passa de 20 bilhões de dólares. Se permitirem a esses caras continuarem, eles vão gastar um trilhão de dólares.

Pense no que esse dinheiro poderia ser usado: para educar, para ajudar, para trazer às pessoas uma sensação de auto-confiança, para melhorar não apenas a felicidade das pessoas nos EUA mas sua posição econômica, para melhorar a competitividade dos EUA em comparação com outros países. Nós estamos usando o dinheiro para as coisas erradas.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Publicamos a décima edição de nossa Revista Movimento. Dessa vez, celebramos os 80 anos de fundação da IV Internacional, comemorados em setembro de 2018, com uma seção especial. Há, também, artigos na seção internacional e de teoria. Fechamos esta edição quando a eleição brasileira se encerrava. Como não poderia deixar de ser, nesta décima edição de Movimento, apresentamos nossas primeiras análises sobre os resultados eleitorais. Sabemos que a vitória de Jair Bolsonaro trará graves ataques à classe trabalhadora e ao povo brasileiro. Estaremos com nosso povo, lutando em defesa das liberdades democráticas e de nossos direitos. Mais uma vez, esperamos que a revista seja uma ferramenta útil de construção e formação para nossos camaradas. Boa leitura!

Solzinho

Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky

Leon Trotsky Joseph Stalin

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista