Nas próximas semanas, nossa retrospectiva de 2017
"Camponeses" (1930) de Kazimir Malevich

Nas próximas semanas, nossa retrospectiva de 2017

Selecionamos aos nossos leitores uma retrospectiva das melhores publicações de nosso portal e da revista impressa em 2017. Diariamente, até 8 de janeiro, será possível encontrar estes materiais em nossa página no facebook.

Thiago Aguiar 22 dez 2017, 20:16

Em 2017, inauguramos nosso portal e tivemos a oportunidade de expandir o trabalho editorial que fazemos com nossa Revista Movimento impressa. Por sinal, nossa publicação completará 2 anos em abril e para marcar esta data realizaremos uma série de atividades e novas iniciativas em nosso portal.

Até a retomada de nossos trabalhos em 2018, teremos duas semanas de recesso em que selecionamos aos nossos leitores uma retrospectiva das melhores publicações de nosso portal e da revista impressa em 2017. Diariamente, até 8 de janeiro, será possível encontrar estes materiais em nossa página no facebook. Na sequência, voltaremos com nossas atividades de seleção de materiais, difusão de nossas posições e tradução do que de melhor vem sendo debatido nas publicações socialistas marxistas internacionais.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos os que colaboraram ao longo deste ano enviando artigos e sugestões de materiais, bem como a nossos leitores e companheiros de lutas. Desejamos a todos um excelente ano novo!


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Capa da última edição da Revista Movimento
Na 16ª edição, estão disponíveis dois dossiês. No primeiro, sobre o ecossocialismo, podem-se se encontrar as recentes teses de Michael Löwy, além de uma entrevista com o sociólogo e dirigente da IV Internacional. Também publicamos uma entrevista com Zé Rainha, dirigente da FNL, sobre sua trajetória de luta e os desafios dos socialistas no Brasil; uma entrevista com Antônia Cariongo, dirigente quilombola e do PSOL-MA; e artigos de Luiz Fernando Santos, sobre a lógica marxista e a Amazônia, e de Marcela Durante, do Setorial Ecossocialista do PSOL. O segundo dossiê traz algumas análises iniciais sobre a pandemia de coronavírus. Há artigos de Mike Davis e Daniel Tanuro; documentos do MES e do Bureau da IV Internacional; além de uma densa análise de nossas companheiras Evelin Minowa, Joyce Martins, Luana Alves, Natália Peccin Gonçalves, Natalia Pennachioni e Vanessa Couto e de um artigo do camarada Bruno Magalhães. A seção de depoimentos traz um instigante artigo de Pedro Fuentes sobre a história de seu irmão Luis Pujals, o primeiro desaparecido político da história da Argentina. Já a seção internacional traz uma análise do sociólogo William I. Robinson sobre a situação latino-americana.