Com Ahed, Salah, Khalida…

Os casos emblemáticos de detenção por Israel demonstram a amplitude do modelo de repressão que o país impõe aos palestinos.

Julien Salingue 20 jan 2018, 15:41

6742: esse é o número de palestinos e palestinas, de Gaza e Cisjordânia, que foram detidos por Israel, só durante 2017. Alguns casos são particularmente emblemáticos, como os de Khalida Jarrar, Salah Hamouri e Ahed Tamimi.

Desde o final do mês de dezembro, o rosto de Ahed Tamimi deu a volta ao mundo. Esta jovem palestina da aldeia de Nabi Saleh foi vista primeiro em um vídeo que se tornou viral, no qual ela é vista dando uma bofetada em um soldado do exército de ocupação israelense no pátio de sua casa. Em um segundo momento, foram sua detenção e suas primeiras audiências ante a “justiça” israelense amplamente divulgadas.

Cerca de 1.500 meninos e meninas detidos em um ano

Muita gente ficou chocada com a juventude de Ahed Tamimi, que só tem 16 anos. Desgraçadamente, não é uma exceção. Na verdade, segundo as cifras estabelecidas por diferentes associações e ONGs palestinas especializadas na questão dos e das presas e tornadas públicas em 1º de janeiro, são não menos de 1.469 os meninos e meninas detidos pelas forças israelenses em 2017, ou seja, mais de 20% do total de detenções. Uma proporção que se eleva a mais de 30% em Jerusalém, onde cerca de 2.500 detenções foram realizadas em 2017. Cifras que atordoam, regularmente denunciadas pelas ONGs palestinas, israelenses ou internacionais, que dão fé não só da amplitude da repressão mas também do lugar central jogado pelas pessoas mais jovens no protesto contra a ocupação.

450 detenções administrativas

Entre os e as detidas, há também 450 pessoas sob o regime da “detenção administrativa”. Este procedimento permite ao exército manter qualquer um na prisão, por períodos de seis meses renováveis até o infinito, sem acusação concreta e sem que se apresente nenhuma prova. Sob este regime está detido Salah Hamouri desde 23 de agosto passado, sobre a base de um “expediente secreto” ao qual a defesa não tem acesso, indo contra todas as convenções internacionais. Como Ahed Tamimi, Salah não tem na realidade nada para se censurar, a menos que ele não baixou a cabeça frente o regime de opressão colonial, e isto apesar de um primeiro longo encarceramento entre 2005 e 2011. O período de detenção administrativa de Salah irá até 22 de fevereiro, e desgraçadamente pode ser renovado.

Deputados, deputadas e jornalistas encarcerados

Está igualmente detida sob o regime administrativo Khalida Jarrar, eleita para o Conselho Legislativo Palestino nas listas da Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP). Detida em 2 de julho de 2017, se renovou a mesma até o final de dezembro, 6 meses mais. A razão invocada (sem nenhuma prova): seria uma “ameaça” para a segurança de Israel. Khalida esteve encarcerada já entre 2 de abril de 2015 e 3 de junho de 2016 pelo mesmo motivo, e sem nenhum elemento incriminatório. Faz parte da dezena de deputados e deputadas palestinas hoje encarceradas por Israel, que pode também se orgulhar de ter na prisão 22 jornalistas e de ocupar o posto 91 na classificação da RSF de 2017 de liberdade de imprensa. Em outros termos, a “única democracia do Oriente Médio” está indo bem.

Tradução de Marcelo Martino da versão em espanhol disponível no portal Viento Sur.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão