Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

Parem os ataques ao povo curdo!

Em nota, o Partido Socialismo e Liberdade reafirma sua solidariedade internacional com os curdos.

Entre os dias 20 e 21, a aviação turca abriu fogo contra a cidade de Afrin, no norte da síria, buscando destruir as posições do Curdistião sírio. Uma agressão brutal e covarde, que deixou mortos e feridos civis, não apenas entre os curdos, mas também contra cristãos, árabes e demais povos da região.

Essa agressão é um gesto de ódio, um crime de guerra. Muito similar aos crimes impetrados pelo Estado Islâmico. Agredir um país que não se encontra em estado de guerra é um ataque desmedido.

O governo turco encabeçado pelo désposta Recep Tayyip Erdogan mantém o cerco em duas frentes: no ambito interno, perseguindo, prendendo opositores, fechando instituições para perpetuar um regime autoritário e no frente externo- em aliança com setores da AlQuaeda- tendo como estratégia liquidar as zonas liberadas pelos Curdos.

Em sua primeira investida, a aviação turca matou seis civis e um combatente do YPG (Unidades em defesa do povo) e duas de YPJ (Unidades de defesa da Mulher); além de atacar Afrin, a aviação turca também o fez no campo de refugiados de Rubar.

A partir desses ataques, se iniciou uma campanha internacional para denunciar os bombardeios. Precisamos somar forças e rodear de solidariedade o povo curdo. Vale lembrar que foram os curdos, com seus destacados batalhões femininos, que expulsaram o Estado Islâmico de Kobane.

O PSOL se soma à solidariedade com o povo curdo, exigindo a imediata ruptura de relações com o governo turco. É preciso ampliar a campanha internacional de denúncia contra essa operação ilegal.

Nossa posição é categórica e vamos amplificar a campanha “Parem as bombas contra o povo curdo” entre parlamentares, partidos progressistas, democratas, no Brasil e em todo continente americano.

Partido Socialismo e Liberdade

21/01/2018

Fonte: http://www.psol50.org.br/parem-os-ataques-ao-povo-curdo/

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Esta é uma edição especial de nossa Revista Movimento. Como forma de contribuir para os debates que ocorrerão na VI Conferência Nacional de nossa corrente, o Movimento Esquerda Socialista, este volume reúne dois números da revista (7 e 8). Dessa forma, pretendemos oferecer à militância e a nossos aliados e leitores documentos que constam do temário oficial do evento, bem como materiais que possam subsidiar as discussões que se realizarão. Na expectativa de uma VI Conferência de debates proveitosos para nossa corrente, desejamos a todas e todos uma boa leitura deste volume!

Solzinho

Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky

Leon Trotsky Joseph Stalin

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista