Há cinquenta anos, o Maio de 68 do Senegal

De como o levante no país africano, ainda que com algumas semelhanças, guardou diferenças importantes com as revoltas ocorridas na França.

Paul Martial 9 mar 2018, 14:59

A União dos Estudantes Senegaleses (estudantes indígenas) e a União dos Estudantes de Dakar (estudantes de diferentes países africanos) tiveram um papel decisivo na revolta de maio de 68 no Senegal que mirou particularmente as condições de estudo e o imperialismo francês.

“Igual a um Toubab”1: foi nesses termos que Senghor, presidente do Senegal nos anos 1960, criticou os estudantes senegaleses acusando-os de “imitar os estudantes franceses”. Contudo, compreender o maio senegalês implica também apreender as particularidades do país, para além das fortes semelhanças que existiram entre os dois eventos.

O Maio de um país dominado

A universidade do Senegal data do fim da colonização e possuía uma vocação regional. O funcionamento e o ensino eram modelados a partir das universidades francesas, o que será fortemente rejeitado pelas duas organizações estudantis, a União dos Estudantes Senegaleses (UDES), que reagrupa os estudantes indígenas, e a União dos Estudantes de Dakar (UED), que aglomera os estudantes dos diferentes países africanos. Essas duas organizações terão um papel decisivo na revolta de maio de 68.

Outra particularidade, o Senegal é um país majoritariamente camponês, os assalariados se encontram nas grandes cidades e, sobretudo, empregados na economia informal. A União Nacional dos Trabalhadores Senegaleses (UNTS) é a central sindical que tenta defender sua independência frente a um poder particularmente autoritário.

Por último, mas não menos importante: o Senegal é um país dominado e a questão do imperialismo ressoa de forma bem diferente do que na França. Se as mobilizações em solidariedade ao Vietnã se desenrolaram até Dakar, a questão central permanece a presença francesa em todos os setores chave do país. Um exemplo é o escritório da Câmara de comércio do Senegal que, embora independente, contava com oito franceses e apenas um senegalês.

Bolsa ou revolução

Contra o projeto do governo de diminuir as bolsas de estudos, um primeiro chamado à greve é lançado no meio de março. O movimento se amplifica rapidamente e os estudantes votam pela greve geral com ocupação. A mobilização se estende nas escolas e colégios. O poder envia as forças da ordem para desalojar os estudantes, que são presos, enquanto que os estudantes africanos são reenviados aos seus países de origem. A UNTS decreta então uma greve geral e convoca para o dia 31 de maio uma manifestação na bolsa do trabalho, que será duramente reprimida, e fará com que os dirigentes sindicais sejam, por sua vez, aprisionados. O toque de recolher é decretado e Senghor faz um apelo ao exército francês. O poder gaullista se apressa em aceitar e os soldados franceses vão ao Senegal para “tranquilizar” os pontos vitais da capital.

Encurralado, o poder senegalês inicia as negociações, os prisioneiros serão liberados. Do lado dos trabalhadores, o salário mínimo recebe um aumento de 15%, e se inicia uma política de “senegalização” da economia. Do lado universitário, os estudantes africanos que tinham sido expulsos são autorizados a retornar ao país, as bolsas de estudo são revalorizadas e investimentos são lançados para melhorar o campus.

Neste balanço, convém adicionar que uma nova geração de militantes nasce na África com uma forte experiência de luta e de auto-organização, o que se verificará alguns anos mais tarde em Madagascar.

Artigo originalmente publicado no site do NPA. Tradução de Pedro Micussi para a Revista Movimento. 


1 “Toubab ” significa branco europeu.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão