Os Assassinos de Marielle Franco tem que Ser Levados à Justiça

Organizações de esquerda norte-americanas prestam sua solidariedade à execução de Marielle Franco

Vários Autores 29 mar 2018, 15:51

No dia 14 de março, Marielle Franco e seu motorista Anderson Pedro Gomez foram assassinados a sangue frio após terem sairem de um evento promovendo os direitos de mulheres afro-brasileiras. Negra, mulher, lésbica, feminista, Marielle integrava do Partido Socialismo e Liberdade, sendo vereadora no Rio de Janeiro. O assassinato de Marielle traz todos os indícios de ter sido cometido por profissionais, acontecendo logo após ela ter feito denúncias contra a brutalidade policial e a intervenção militar direta do governo federal nas ruas do Rio de Janeiro.

Em 10 de março, Marielle divulgou denúncias de residentes da favela de Acari contra o 41.º batalhão da Polícia Militar, escrevendo que “Nessa semana dois jovens foram mortos e jogados em um valão. Hoje a polícia andou pelas ruas ameaçando os moradores. Acontece desde sempre e com a intervenção ficou ainda pior.”

Quatro dias depois, o carro dela estava cravado de balas.

Como Marielle servia como relatora de uma comissão criada pela câmara dos vereadores para monitorar a intervenção militar, não se pode permitir que seu assassinato silencie liberdades democráticas como liberdade de expressão e o direito de reunião.

Condenamos o assassinato de Marielle da forma mais veemente possível e exigimos que os responsáveis sejam trazidos à justiça. Incluímos nesta exigência tanto os capangas que puxaram o gatilho como também aqueles que deram as ordens.

Consideramos também responsáveis por esse crime o Presidente Michel Temer, o Governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão, o Presidente da Câmara de Deputados Rodrigo Maia, e o General Braga Neto (supervisor da intervenção militar no Rio). Ao militarizarem as ruas do Rio de Janeiro e atacarem liberdades democráticas básicas, eles no mínimo criaram as condições para que tal ato abominável pudesse ocorrer.

Também responsabilizamos esses políticos pela segurança pessoal da família e amigos de Marielle, seus companheiros do PSOL, e todos os militantes por direitos civis, sindicatos, LGBT, feministas, e anti-racistas que com ela trabalhavam em busca de justiça e igualdade.

Enquanto organizações sediadas nos Estados Unidos, nos comprometemos também a divulgar o assassinato de Marielle e a exigir do governo americano a suspensão de todo financiamento militar, policial, e de inteligência ao governo brasileiro até que aqueles responsáveis pelo assassinato de Marielle sejam levados à justiça.

Democratic Socialists of America
International Socialist Organization
Left Roots
Philly Socialists
Socialist Alternative
Solidarity

Fonte: https://socialistworker.org/2018/03/28/marielles-assassins-must-be-brought-to-justice


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 12 nov 2024

A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!

Governo atrasa anúncio dos novos cortes enquanto cresce mobilização contra o ajuste fiscal e pelo fim da escala 6x1
A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi