Uma nova esquerda se fortalece no Chile – Frente Ampla

O programa da Frente ampla se baseou nas grandes lutas sociais antineoliberais dos últimos anos.

Luciana Genro 5 mar 2018, 11:41

Beatriz Sánchez é o nome da mulher que encabeçou a luta da Frente Ampla nas eleições chilenas ao final de 2017. Com 20% dos votos, ela esteve a 2 pontos de passar para o segundo turno e desbancar o candidato da centro esquerda Alejandro Guiller, apoiado por Bachelet, pelo Partido Socialista e pelo Partido Comunista – a velha esquerda – e que acabou derrotado no segundo turno para o direitista milionário Sebastián Piñera.

A coalização Frente Ampla, composta por diversos grupos da esquerda e movimentos oriundos das lutas estudantis de 2011, conseguiu eleger 18 deputados e 1 senador, algo inédito para uma força antineoliberal à margem dos partidos tradicionais. A “harmonia” política dos partidos tradicionais, reinante há 30 anos, foi fortemente questionada. O programa da Frente ampla se baseou nas grandes lutas sociais antineoliberais dos últimos anos e é uma aposta importante no processo de construção de uma alternativa de esquerda que supere o modelo Bachelet ( no Brasil a mesma orientação foi a de Lula, centrada na colaboração de classes, abandono das lutas sociais e utilização dos métodos tradicionais de governar).

Pois tive o privilégio de ser convidada pela Frente Ampla para participar da posse de sua nova bancada no Congresso Nacional do Chile, e para um conjunto de encontros e debates sobre a conjuntura e os rumos da América Latina. Estará no Chile também Fernanda Melchionna, vereadora de Porto Alegre pelo PSOL, que em 2011 esteve no país para acompanhar as mobilizações do estudantes chilenos. A primeira atividade que particiopo será uma mesa no Museu da Memória e dos Direitos Humanos, com a própria Beatriz Sánchez e com Tomás Hirsch, que foi eleito deputado pela Frente Ampla e havia disputado as eleições presidenciais em 2005. Serão vários eventos, inclusive a Marcha Mundial das Mulheres Chilenas, no dia 8 de março, quando estarei novamente ao lado de Beatriz, um ato político em Santiago e outro em Valparaíso, sede do Congresso Nacional, no qual tomarão posse os novos parlamentares da Frente Ampla.

No momento em que debatemos no PSOL a necessidade de uma nova esquerda – que não queira repetir o petismo nem ser herdeira da sua politica – o exemplo chileno pode ser iluminador. Com certeza retornarei com mais elementos para seguir o debate.

Artigo originalmente publicado no site da autora


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão