A Independência deles é o nosso Nakba

Hoje, enquanto Israel comemora aquilo a que chama de Dia da Independência, os palestinianos indígenas que sobreviveram à limpeza étnica irão realizar marchas e vigílias.

BDS 28 abr 2018, 17:25

O Comité Nacional para o Boicote, Desinvestimento e Sanções Palestiniano (BNC), que é a maior coligação na sociedade civil palestiniana, emitiu a seguinte declaração:

A Independência deles é o nosso Nakba. A limpeza étnica de 750.000 a 1 milhão de palestinianos indígenas há 70 anos e fazer deles refugiados para estabelecer um estado maioritariamente judeu na Palestina não é causa de comemoração.

O Nakba não é um crime do passado, ainda está a ocorrer. Setenta anos mais tarde, Israel continua a demolir lares palestinianos, a roubar as nossas terras para construir colonatos ilegais exclusivos para judeus-israelitas, a expulsar palestinianos de Jerusalém revogando os nossos direitos de residência, a negar aos refugiados palestinianos, como muitos dos nossos membros, o direito de voltar às suas casas.

Israel também tenta criminalizar a nossa dor e recusa em aceitar o contínuo Nakba, ameaçando ações legais contra os palestinianos que assinalam este dia como um dia de luto. Mas nós insistimos em assinalar e resistir a este sistema de injustiça que dura há décadas.

Assinalamos afirmando o nosso direito a voltar a casa e a viver em liberdade e dignidade. Milhares de palestinianos em Gaza continuam a participar na Grande Marcha do Regresso, enfrentando a política militar israelita de “atirar para matar ou mutilar”.

Até Israel parar de violar os nossos direitos humanos fundamentais, pedimos às pessoas e comunidades conscientes em todo o mundo que apoiem os nossos esforços para parar a construção criminosa israelita e escalar campanhas de BDS pacíficas.

A forma mais eficaz de solidariedade para com as nossas mobilizações em massa inclui apelar a governos e instituições que banam todo o comércio e investimentos de empresas implicadas nos colonatos ilegais de Israel ou outras violações de direitos humanos palestinianos. Também deve ser feito um abrangente embargo militar contra Israel, incluindo uma proibição à colaboração em, ou partilha de, pesquisas militares com Israel.

Tradução do esquerda.net da versão publicada pelo mondweiss.net.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi