Brasília: contradições de uma cidade nova

Brasília: contradições de uma cidade nova

No aniversário de Brasília, publicamos o curta documentário de Joaquim Pedro de Andrade que já em 1967 apontava o sentido contraditório da capital.

Joaquim Pedro de Andrade 21 abr 2018, 17:55

No dia de hoje Brasília completa 58 anos. Em homenagem à cidade projetada por Lúcio Costa e Niemeyer, publicamos o curta “Brasília: contradições de uma cidade nova” de Joaquim de Andrade. Esta obra prima do cinema brasileiro, lançada em 1967, retrata com maestria as contradições fundantes de nossa capital federal – espremida entre a energia em potência da modernidade e suas antíteses (nem tão) arcaicas.


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Capa da última edição da Revista Movimento
Publicamos a décima sétima edição da Revista Movimento ainda sob o impacto da pandemia da Covid-19. Em todo o mundo, as contradições acumulam-se. Este volume está dedicado à análise de várias dimensões desta verdadeira crise global e de seus desdobramentos. Com destaque, tratamos da mobilização antirracista nos Estados Unidos e no mundo, iniciada após o assassinato de George Floyd, e da situação brasileira, discutindo a crise do governo Bolsonaro e as recentes manifestações dos trabalhadores por aplicativos.