Manifestação contra demissão do Presidente do SINPOL-PE leva 2 mil às ruas do Recife

Ato organizado pelo Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco reuniu 2000 manifestantes em protesto contra a demissão do presidente da entidade.

SINDPOL-PE 26 abr 2018, 22:40

A manhã desta quinta-feira (26) foi marcada pela luta em prol da democracia e da autonomia sindical no Recife. Convocado pelo Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco, o ato público contra a demissão do presidente da entidade, Áureo Cisneiros, reuniu, além da categoria, representações sindicais, movimentos sociais, representantes de partidos políticos e população em geral.

Com camisas em apoio ao presidente do sindicato, os manifestantes se reuniram na Praça Oswaldo Cruz, na área central do Recife, e seguiram pela Avenida Conde da Boa Vista, com primeira parada em frente à Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social – órgão usado pelo Governador Paulo Câmara para perseguir a diretoria do SINPOL.

Com 12 Processos Administrativos Disciplinares – PADs abertos contra ele, todos em decorrência de sua atividade sindical, Áureo Cisneiros classificou o Governo Paulo Câmara como o mais perseguidor da história de Pernambuco. “Pensam que vão calar o Sindicato dos Policiais Civis? Estão enganados. Esse nosso ato é a primeira resposta dos trabalhadores da Polícia Civil. Nós não vamos nos intimidar e iremos manter o nosso compromisso com o povo de Pernambuco. E por onde o Governador Paulo Câmara estiver, nós estaremos juntos para fiscalizar e denunciar as irregularidades, porque de propaganda bonita o povo pernambucano já está cheio”, desabafou Cisneiros.

Também sofrendo com a perseguição do Governo, o vice-presidente da entidade, Rafael Cavalcanti, destacou que o que está sendo atacado não é simplesmente os empregos dos membros da diretoria do SINPOL. “O Governador quer impedir que este sindicato cumpra seu papel de defender a categoria, expor os problemas e cobrar soluções. Não vamos nos calar porque este governo vai passar, outros virão, mas o sindicato fica. Fica como uma ilha de resistência dos trabalhadores da Polícia Civil, uma voz por mais segurança por este povo e um instrumento de luta sempre que ousarem tolher qualquer direito nosso. Não aceitaremos a perseguição do nosso maior instrumento de luta”, destacou.

O movimento contou com a participação de dezenas de representantes de movimentos sociais, partidos e entidades sindicais, como a Intersindical, a Conlutas, CUT, Força Sindical, Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-PE), Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), Sindguardas Recife, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Sindicato dos Farmacêuticos, Rodoviários, Correios, representantes da Associação dos Policiais Civis da Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, e outros.

O ato teve encerramento em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede administrativa do poder executivo de Pernambuco, onde os diretores do SINPOL apresentaram um pedido de esclarecimento ao Governador Paulo Câmara. Na ocasião, apenas um assessor da Secretaria da Casa Civil recebeu os representantes do SINPOL, que protocolaram o documento. “Mais uma prova de que o Governo é avesso a qualquer tipo de diálogo. Não nos receber é uma total falta de respeito com os policiais civis, trabalhadores, e com qualquer classe trabalhadora”, destacou Áureo.


TV Movimento

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.

Lançamento: “A Alemanha da Revolução ao Nazismo: Reflexões para a Atualidade”, de Luciana Genro

O lançamento ocorre na quarta-feira (31), a partir das 19h, com um debate com Luciana Genro e Roberto Robaina. Assista!
Editorial
Israel Dutra | 14 mar 2024

Seis anos sem Marielle, seis anos sem justiça!

Neste 14 de março, mais uma vez exigimos: nem esquecimento, nem perdão para Marielle e Anderson!
Seis anos sem Marielle, seis anos sem justiça!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!