“Crise carcerária e o Massacre de Carabobo: O estado é responsável”

Corrente venezuela trata de massacre ocorrido em presídio onde 68 detentos foram mortos em decorrência provavelmente de ação policial.

Marea Socialista 6 abr 2018, 14:14

Desde Marea Socialista queremos nos pronunciar com indignação ante a terrível tragédia ocorrida em Carabobo no último 29 de março, evento que ainda não foi esclarecido de forma oficial.

Apesar da falta de informação a certeza é de que há 68 famílias enlutadas por um acontecimento que é de absoluta responsabilidade do estado, já que não existe condição de maior dependência e controle por parte do estado que a que se vê exposto um preso. Muitos meios insistiram em denominar o fato como um massacre já que entre as versões dos familiares encontra-se que foram os próprios policiais os que jogaram gasolina nos réus, inclusive tendo se mencionado um enfrentamento. O que é certo, mais além da gestão discricionária e obscura que teve o governo através das forças de segurança e instituições envolvidas é que não se pode ocultar a terrível situação das cárceres venezuelanas e o abandono absoluto dos já 45 000 presos que se encontram num sistema carcerário que só pode receber 8 000 réus.

Os números são dramáticos, não só no Centro de Detenção de Carabobo, onde as celas tinham uma lotação de 600% com presos que ali estavam há meses ou mesmo anos à espera de um julgamento. Estes centros de detenção ou ¨mini- cárceres¨ também estão saindo de controle. Não existe uma mínima garantia por parte do estado, os presos estão amontoados, sem comida, sem atenção médica e sob uma estratificação social imposta pelos “capos” que governam por cima da polícia e da lei.

O governo deve assumir sua responsabilidade e ainda que o processamento de policiais seja um passo no caminho da justiça não se pode deixar de lado que este evento é resultado da deliberada omissão do estado em seu dever de assegurar e proteger a vida da população em geral, incluindo os detentos e seus familiares.

Indigna ainda mais saber que a resposta ante o desespero pela falta de informação e o péssimo tratamento os familiares das vítimas foram reprimidos com gases lacrimogêneos enquanto exigiam respostas.

Ficou demonstrado uma vez mais que ao governo não lhe interessa o povo humilde e que sua política de omissão a seus deveres ante a população e através de um pacto mafioso com os “capos” degenerou-se em inferno os cárceres onde também predominam as castas, os privilégios e a exclusão.

Exigimos: Que se faça justiça e que o governo ao menos tenha a decência de de remover Iris Valera de seu cargo de ministra, já que estes acontecimentos são de sua responsabilidade direta.

– Que se detenha o uso inapropriado das delegacias como lugares de detenção.

– Agilização de todos os processos judiciais e cumprimento das disposições legais pelo sistema carcerário.

– Justiça e atenção para as famílias.

4 de abril

Artigo originalmente publicado em aporrea.org


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!