Nenhum ser humano é ilegal! Parar a política monstruosa de Trump!

Exigimos o fim da política de anti-imigrantes do governo americano.

As brutais imagens das prisões e de centros de detenção para crianças chocaram o mundo. Separados de seus pais, o que vimos como medidas repressivas contra imigrantes foi monstruoso. O que se viu em McAllen no sul do Texas foi um visão desumana de crueldade, que pode ser comparada com métodos fascistas.

A política de “tolerância zero” de Donald Trump deu um salto nos últimos dias. Há meses vem levando adiante ataques e perseguição contra imigrantes e refugiados (14% da população dos EUA), onde mais de 2 300 crianças já foram separadas de seus pais desde abril deste ano e abrigadas em três centros de detenção, numa atrocidade que a Anistia Internacional classifica como “tortura”. Crianças enjauladas e guardas cruéis, como se pode conhecer em vídeos e áudios que circularam nas redes, se somam ao projeto xenofóbico encampado por Trump, que inclui desde a construção de um muro na fronteira com o México, a suspensão do DACA até o veto migratório para alguns países árabes.

Cada vez mais isolado e contestado no cenário internacional e criticado até mesmo por setores do Partido Republicano, Trump ataca os mais básicos direitos humanos, e diante das críticas à sua vileza, retirou os Estados Unidos da Comissão de Direitos Humanos da ONU. Em seu estilo torpe, agitou pelo twitter que não iria pedir desculpas nem deixar os Estados Unidos tornarem-se um “grande campo de refugiados”.

O problema dos imigrantes hoje é central. É a ponta de lança dos reacionários e conservadores no mundo. Nesta semana, por exemplo, o ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini (não por acaso, um admirador de Trump) sugeriu o recenseamento e a expulsão de ciganos que vivem neste país, escandalizando a opinião pública europeia. Do outro lado do Atlântico, Trump coloca este discurso em prática, agredindo os imigrantes e refugiados, assim como agride as mulheres, as crianças, os negros e o conjunto da população trabalhadora de seu país.

Precisamos acabar imediatamente com esses modernos campos de concentração. Existem 49 crianças brasileiras, algumas inclusive com complexas condições de saúde, com autismo e epilepsia, na situação de encarceramento nos centros de detenção. Exigimos medidas imediatas do Itamaraty. Não é possível que o governo brasileiro receba normalmente o vice-presidente estadunidense Mike Pence no final deste mês, como se nada estivesse ocorrendo nos EUA. O Brasil se apequena perante o continente quando vê seus filhos serem tratados como pessoas de terceira classe nos EUA e não se posiciona concretamente.

Exigimos o fim da política de anti-imigrantes do governo americano! E reafirmamos a necessidade do Brasil defender seus emigrados e receber bem imigrantes das diferentes partes do mundo. O PSOL e sua bancada parlamentar na Câmara dos Deputados tomarão todas as medidas cabíveis para denunciar essa situação ultrajante. É preciso dar um basta e parar a política monstruosa de Trump!

Artigo originalmente publicado no site do PSOL.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão