Vitória da mobilização: apesar da repressão, municipários vencem primeiro round!

A vitória dos municipários é a vitória de uma visão alternativa para Porto Alegre e para o estado do Rio Grande do Sul,

Executiva Estadual do PSOL/RS 14 jul 2018, 19:17

O PSOL RS repudia as ações ocorridas e manifesta solidariedade aos servidores municipais. A presidência da Câmara Municipal na última quarta-feira deu uma verdadeira demonstração de truculência, autoritarismo e subserviência ao prefeito Marchezan Jr. Na reunião de líderes que ocorreu na parte da manhã, o presidente da casa, Valter Nagelstein, aprovou a inversão de pauta, colocando na ordem do dia da sessão da tarde a votação dos projetos que tratavam da previdência e do regime de trabalho dos municipários.

Além de impedir a democracia e a participação dos trabalhadores durante a votação, a Brigada Militar foi posta dentro da Câmara para reprimir. Após muitas bombas de gás lacrimogêneo, a sessão foi encerrada. A categoria deu uma demonstração de combatividade diante do pacote que pode reduzir até 40% do salário dos servidores.

Na manhã seguinte, fruto da repercussão e da solidariedade com os manifestantes, a conjuntura começava a mudar. A proposta de uma sessão com portas fechadas foi interditada pela decisão judicial em caráter liminar concedida pelo juiz Sidnei Bruzuska. Tal decisão garantiu que o parlamento não funcionasse de forma secreta, abrindo a via para a maior pressão da categoria organizada e do povo em geral.

A deflagração da greve, na quinta-feira, foi fundamental para garantir a vitória contra o projeto que atacava as carreiras do funcionalismo público municipal. Após uma longa sessão, o resultado final foi considerado, uma “derrota acachapante” para o governo neoliberal de Marchezan Jr.

Na sexta-feira, com a votação dos projetos que tocavam o futuro regime de previdência complementar e o aumento da nova tabela do IPTU, o governo, ainda desbaratado pela derrota da noite anterior, retirou o quórum, jogando a decisão para a próxima segunda-feira.

É preciso seguir a mobilização, fortalecer a greve e construir a resistência em cada local de trabalho. O PSOL apoia a luta dos servidores e reforça o compromisso da sua bancada de lutar até o fim para derrotar o governo e seus projetos privatizantes, recessivos e de ataques à população e aos trabalhadores. Nos orgulhamos de nossa bancada- Fernanda Melchionna, Roberto Robaina e Professor Alex Fraga- protagonista junto ao conjunto de partidos e vereadores que se levantaram contra o autoritarismo de Marchezan Júnior e Valter Nagelstein.

A vitória dos municipários é a vitória de uma visão alternativa para Porto Alegre e para o estado do Rio Grande do Sul, longe do desmonte do serviço público que os direitistas que estão no poder querem impor. Existe luta e o primeiro round reforça a tendência à polarização para derrotar o projeto global da prefeitura tucana.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão