Mitos e verdades no debate da Jovem Pan: Segurança

No último capítulo da série, esclarecemos polêmicas no debate entre Sâmia Bomfim e Carla Zambelli sobre o tema de Segurança Pública.

Equipe Sâmia Bomfim 16 ago 2018, 14:46

No debate que rolou essa semana no programa Pânico na rádio Jovem Pan, a apoiadora de Bolsonaro apresentou argumentos questionáveis. Queremos então aproveitar a oportunidade para aprofundar a discussão sobre alguns dos temas levantados no programa.

Mito: Os Estados Unidos é um dos países menos violentos do mundo

Os defensores de Bolsonaro e do populismo penal tomam como referência o modelo de segurança pública dos EUA: alto encarceramento, pena de morte e população fortemente armada.

Verdade: Se há algo dos EUA que não deve ser copiado é o seu modelo de segurança pública. No ranking mundial de segurança elaborado pela Global Peace Index, os EUA aparecem em 114 de 163, muito atrás de qualquer outro país desenvolvido do mundo e atrás de países muito mais pobres, como Argentina e Chile. 3 das 50 cidades mais violentas do mundo são americanas, de acordo com estudo realizado pelo instituto Segurança, Justiça e Paz, do México. Em grande parte isso se deve ao altíssimo índice de armamento da sociedade civil naquele país: há mais de uma arma por indivíduo adulto, a maior média do planeta. Isto facilita os ataques em massa como o que ocorreu ano passado em Las Vegas que deixou 58 mortos e 500 feridos. De acordo com pesquisa publicada em abril pelo instituto americano Gun Violence Archive, foram 1624 ataques desse tipo nos 1870 dias anteriores à data da publicação do estudo: uma média de 9 ataques a cada 10 dias.

Mito: Os países mais seguros do mundo são também aqueles em que a população é mais armada.

Verdade: Não há qualquer relação de causa e efeito entre porte de armas e segurança. Mais ainda, provavelmente esta relação é inversa ao que Carla Zambelli afirmou. Considerando-se apenas o porte legal de armas, há sim países que estão entre aqueles com maior taxa de armas per capta que possuem os melhores índices de segurança do mundo. Entretanto, esta intersecção ocorre em países como Finlândia, Suíça, Noruega e Canadá. Vale lembrar que estes países são também recordistas em IDH (índice de desenvolvimento humano) e qualidade de serviços públicos (como educação e saúde), além de possuírem índices de desigualdade e pobreza baixíssimos. Já os países mais armados que não possuem esta realidade social estão entre os mais violentos: Iêmen, Arábia Saudita e Iraque (este último, o terceiro mais violento do mundo). Portanto, tudo indica que o fator que leva à segurança é a qualidade de vida, e não as armas. Considerando que os indicadores sociais do Brasil são péssimos, provavelmente a liberação das armas nos tornaria mais parecidos com os Estados Unidos e Iêmen, e não com a Suíça e o Canadá. Um elemento que corrobora esta hipótese é o fato de que, de acordo com o Sistema Nacional de Armas, 80% das armas apreendidas em crimes no Brasil possuem origem legal, ou seja, foram extraviadas das forças de segurança ou roubadas de civis com porte legal. Se mais armas estivessem disponíveis para a população civil, tudo leva a crer que um número maior delas iria parar nas mãos de quem comete crimes.

Material originalmente vinculado no Facebook da autora. 


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão