Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

A vida como fio de continuidade da revolução – Entrevista com Esteban Volkov

Em entrevista inédita à Revista Movimento, neto de Trotsky resgata suas memórias para relembrar a fundação da IV Internacional.

Esteban Volvok durante gravação de vídeo em agosto de 2017
Esteban Volvok durante gravação de vídeo em agosto de 2017

Com uma postura impecável, olhos grandes e claros, “Don Esteban Volkov” é a única testemunha viva dos últimos dias do fundador da IV Internacional. Pude encontrar o neto de Trotsky, com seus atuais 92 anos de vida, no Museu Casa de Leon Trotsky na Cidade do México.

Para além da minha própria emoção, incontida, pude dialogar sobre o acontecimento que condicionaria o final de uma das vidas mais importantes do século XX. Na entrevista, Sieva como era carinhosamente chamado por seus avós, contou como se sentiu naquela tarde, quando chegava da escola, sendo um adolescente de 14 anos em plena adaptação ao México.

Descreveu as cenas que ainda vivem em sua combalida memória, da fortaleza e carinho que era Natalia, organizando o legado de Leon Trotsky e cuidando do próprio Sieva, dando vida e força à frágil organização que era a IV de então. Do preparo que tinham homens como o posteriormente famoso matemático Jean Van Heijenoort, o dirigente Joseph Hansen, o pintor e guarda pessoal Harold Robbins. Da vida na casa às margens do rio Churubusco.

A força e o caráter de Esteban são arrebatadores. Sua vida, também membro de uma família que tinha um planeta sem passaporte para cruzar, saindo do grande inverno da Rússia para o calor picante do México, é um exemplo. Antes mesmo do assassinato do avô, o suicídio de sua mãe, Zina, filha mais querida de Trotsky, trouxe à sombra da morte para perto de seu convívio.

Um jovem casal de trabalhadores costarriquenhos, também simpatizantes da nossa “causa”, param ao lado de “Dom” Esteban e escutam o final de sua entrevista. Se algo Sieva guardou de seus avós foi a certeza de que, mesmo nas condições mais adversas, a vida merece ser bela. As gerações futuras saberão o que fazer.

Agradecemos a Ubaldo Uropeza e a equipe de direção da Casa Museu Leon Trotsky a oportunidade de realizar a entrevista a seguir para nossa Revista Movimento.

Israel Dutra – Estamos aqui no México para entrevistar Esteban Volkov, neto de Leon Trotsky, para a Revista Movimento. Muito obrigado, sr. Esteban. Queria começar perguntando de suas recordações de seu avô.

Esteban Volkov – Trotsky foi um dos maiores e mais completos revolucionários que já existiram, visto que ele teve a oportunidade de intervir em todas as etapas de um processo revolucionário, desde discutir formulação de bases ideológicas, participar da vitória de uma revolução, defendê-la do assédio dos inimigos estrangeiros e, posteriormente, quando surge o regime burocrático terrorista de Stalin, defender esses princípios e fundamentos que foram traídos e desviados por esse regime burocrático. E precisamente por seguir nesta luta, caiu assassinado.

Este artigo faz parte da 10ª edição da Revista Movimento. Para ler o texto completo compre a revista aqui!

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Publicamos a décima edição de nossa Revista Movimento. Dessa vez, celebramos os 80 anos de fundação da IV Internacional, comemorados em setembro de 2018, com uma seção especial. Há, também, artigos na seção internacional e de teoria. Fechamos esta edição quando a eleição brasileira se encerrava. Como não poderia deixar de ser, nesta décima edição de Movimento, apresentamos nossas primeiras análises sobre os resultados eleitorais. Sabemos que a vitória de Jair Bolsonaro trará graves ataques à classe trabalhadora e ao povo brasileiro. Estaremos com nosso povo, lutando em defesa das liberdades democráticas e de nossos direitos. Mais uma vez, esperamos que a revista seja uma ferramenta útil de construção e formação para nossos camaradas. Boa leitura!

Solzinho

Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky

Leon Trotsky Joseph Stalin

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista