Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

A saída para a crise da Venezuela é o diálogo político

Integrantes da Frente Ampla veem como gravíssima autoproclamação de Guaidó como presidente do país.

Como organização não temos dúvidas quanto à legitimidade da eleição do govero de Nicolás Maduro. Venezuela vive hoje uma crise, e independente das críticas que possamos fazer ao governo Maduro, acreditamos que os momentos difíceis pelos quais passa o processo bolivariano são solucionados com mais democracia, protagonismo popular e sem intervencionismo estrangeiro.

Nesse sentido, nos parece gravíssima a autoproclamação de Guaidó como Presidente da Venezuela e, mais ainda, o apoio por parte do Presidente Trump. É inaceitável que o Presidente Piñera siga nessa mesma linha, que só faz escalar a violência e põe em risco a soberania e o direito de autodeterminação dos povos latino-americanos.

Chamamos o governo do Chile a colaborar numa saída centrada no diálogo político, como as propostas de mediação oferecidas pelo presidente do México López Obrador.

Reprodução da tradução realizada pelo Portal da Esquerda em Movimento.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Publicamos a décima edição de nossa Revista Movimento. Dessa vez, celebramos os 80 anos de fundação da IV Internacional, comemorados em setembro de 2018, com uma seção especial. Há, também, artigos na seção internacional e de teoria. Fechamos esta edição quando a eleição brasileira se encerrava. Como não poderia deixar de ser, nesta décima edição de Movimento, apresentamos nossas primeiras análises sobre os resultados eleitorais. Sabemos que a vitória de Jair Bolsonaro trará graves ataques à classe trabalhadora e ao povo brasileiro. Estaremos com nosso povo, lutando em defesa das liberdades democráticas e de nossos direitos. Mais uma vez, esperamos que a revista seja uma ferramenta útil de construção e formação para nossos camaradas. Boa leitura!

Solzinho

Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky

Leon Trotsky Joseph Stalin

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista