Liberdade para Battisti! Uma extradição absurda!

As acusações contra Battisti são de ordem persecutória.

Israel Dutra 14 jan 2019, 11:53

Na noite de sábado, 12 de Janeiro, na cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra, foi montado um operativo enorme para a captura do escritor e ex-ativista político italiano Cesare Battisti. Foram agentes bolivianos e agentes da Interpol que prenderam Cesare Battisti nas ruas da cidade, apreendido com um documento autêntico, com nome verdadeiro e sua data de nascimento. Desde o final de 2018, uma equipe especial da polícia italiana estava à espreita na cidade boliviana. Apenas a PF brasileira organizou mais de 30 diligências na região de fronteira, em parceria com outros países, para ordenar a “caçada” contra Battisti.

Ainda em 18 de dezembro, Battisti havia solicitado em carta ao governo boliviano, o status de refugiado político, com base nas diretrizes da ACNUR(Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), novamente referindo que a ordem de prisão italiana era ilegal, baseada em argumentos inverídicos, além de prescrita no país de origem de Battisti- na atual legislação brasileira, o limite é de 30 anos.

As acusações contra Battisti são de ordem persecutória. Os juízos nos anos 80, parte deles na França, nunca foram conclusivos acerca da participação efetiva nas ações dos grupos armados no final dos anos setenta na Itália. O julgamento em 1993, extremamente parcial, foi feito à revelia.

A decisão do governo brasileiro, no final de 2010, foi justa e correta. Battisti foi solto e recebeu um visto de permanência.

Bolsonaro e Salvini: elã reacionário

A sanha contra Battisti se intensifcou nos últimos anos como parte de uma campanha da ultradireita mundial. Tanto o governo populista de direita de Mateo Salvini, na Itália, quanto Bolsonaro gostariam de exibir a prisão de Cesare Battisti como um troféu, para desmoralizar a esquerda e ganhar pontos diante de sua base. Não por acaso, a situação interna na Itália é complicada, com um crescente questionamento à política da atual coalizão de governo, onde a dívída pública é uma bomba de tempo que está prestes a explodir, derrubando a já combalida economia do país. Com a prisão de Cesare Battisti, o governo volta a ter uma ofensiva discursiva da “mão dura contra os criminosos de esquerda”. Battisti caminha para a prisão perpétua.

No caso brasileiro, apesar da prioridade na caçada, o sentimento da cúpula do governo de frustração. Com o envio direto para Roma do prisioneiro político, o avião da PF brasileira voltou vazio, evitando a “escala”. Apesar de comemorar no twitter, Bolsonaro queria aproveitar do trófeu para exibir em solo nacional, uma vez que foi a última residência do italiano.

O primeiro-ministro italiano, Guisppe Conte agradeceu por telefone e Salvini não poupou sua nesfasta retórica nas redes sociais: “um delinquente que não merece vida confortável na praia e terminará seus dias na cadeia”.

A prisão de Battisti é injusta

Enquanto os setores reacionários festejam em meio a manchetes de jornais e sites, cabe a denúncia da fragilidade do processo e a luta- que começou contrária a prisão de Battisti- agora pela libertação do mesmo em território italiano. Mesmo sendo uma pauta controversa, não se trata de eximir responsabilidades, mas de condenar como injusta a prisão.

Lamentamos também o papel de Mino Carta e de sua revista, Carta Capital, tida como progressista por muitos na sociedade, que foi o principal entusiasta da caçada contra Battisti, durante mais de uma década.

Aos que caluniam o PSOL com fakenews como vários dos próceres da nova direita, voltamos a colocar o nosso compromisso com a liberdade, a defesa dos direitos e a luta por justiça.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão