Sim ao diálogo, não ao intervencionismo!

Movimento da esquerda peruana se coloca contra o intervencionismo na Venezuela.

Nuevo Perú 30 jan 2019, 12:47

Ante os graves feitos que ocorrem na Venezuela expressamos o seguinte:

1- Historicamente o Peru tem mantido uma tradição diplomática de respeito à soberania nacional e a resolução pacífica dos conflitos, totalmente contraposta às saídas intervencionistas e belicistas que hoje mantém a Chancelaria. Fazemos um chamado ao governo de Martín Vizcarra para que reinstale a política internacional peruana frente a Venezuela pensando nos interesses nacionais e latino-americanos, não seguindo o roteiro ideológico orquestrado pelo governo de Donald Trump.

2- Na grave conjuntura que vive a Venezuela, reconhecer o governo paralelo de Juan Guaidó, como acaba de fazer os Estados Unidos seguido pelo Peru e outros países do Grupo de Lima, expressa intervencionismo e incentiva uma perigosa confrontação que pode desembocar numa espiral de maior violência. Existe responsabilidade direta de Nicolás Maduro nesta crise, mas nos países soberanos os presidentes não são eleitos pela correlação de forças internacional, mas pelos povos participando e fazendo política, buscando e negociando saídas para seus conflitos internos mediante o diálogo e os mecanismos democráticos estabelecidos.

3- Rechaçamos qualquer intervencionismo militar e fazemos um chamado a encontrar saídas pacíficas que permitam alcançar a estabilidade política. Na Venezuela a polarização social, expressada nas ruas, se alimenta da incapacidade das elites para se chegar a acordos. Enquanto mais se demore para alcançar uma saída negociada, mais risco haverá de saídas violentas. Urge que os distintos setores em conflito admitam a necessidade de diálogo e conversem, colocando os interesses da população acima de tudo.

4- A solução da crise venezuelana somente será possível respeitando a soberania, os direitos humanos e a convivência política entre as nações. Em momentos nos quais os projetos reacionários de xenofobia, machismo e depredação da natureza pretendem ganhar terreno e apelar para o discurso bélico com facilidade, o Novo Peru sempre lutará para que a América Latina continu sendo uma zona de paz.

Reprodução da tradução realizada pelo Portal da Esquerda em Movimento.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão